STJD arquiva processo de Wallace por postagens sobre Lula

Foto: Sada Cruzeiro

O STJD arquivou o processo movido contra o oposto Wallace, do Cruzeiro. A denúncia foi feita pela Advocacia-Geral da União (AGU) e também pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), após o jogador postar nas redes sociais mensagens de violência contra o presidente Lula.

Nesta segunda-feira (27), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva  – STJD, informou que não se viu competente para julgar as acusações contra o jogador e optou pelo arquivamento.

O jogador deve seguir sem atuar, mesmo com o arquivamento do processo, pois o atleta ainda está suspenso pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) provisoriamente.

De acordo com o parecer da entidade, o atleta deve ficar afastado das quadras até a última análise do processo, que ainda tramita pelo Conselho da entidade máxima do esporte brasileiro.

Em nota oficial, o Sada Cruzeiro admitiu que espera que o COB tenha o mesmo entendimento que o STJD do vôlei sobre o caso.

NOTA OFICIAL DO SADA CRUZEIRO

O Sada Cruzeiro foi informado do arquivamento da notícia de infração apresentada em desfavor do atleta Wallace no STJD do Voleibol. Em seu parecer, a Procuradoria do STJD lamenta muito a atitude do atleta, mas afirma não ter encontrado requisitos para um eventual processo desportivo disciplinar, e que a única ligação com o esporte é o fato de Wallace ser um atleta.

O Sada Cruzeiro reitera que repudia e não compactua com nenhum ato que possa significar incitação à violência, e destaca a grande responsabilidade que carregam as figuras públicas e exemplos do esporte.

 

Entenda o Caso

Foto: Reprodução/Internet

O jogador publicou nas redes sociais uma foto em estande de tiro, segurando uma arma de fogo, e abriu para perguntas dos seguidores. Um dos seus seguidores perguntou ao atleta, se ele usaria a arma para atirar no presidente da republica Lula.

Wallace republicou a mensagem com uma enquete: “Alguém faria isso?” As alternativas de resposta eram “sim” e “não”.

Diante da repercussão do caso, o jogador foi suspenso pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil), e após a repercussão negativa do caso, publicou um vídeo se retratando e dizendo que não tinha a intenção de incitar a violência.

O Cruzeiro anunciou o afastamento do jogador por tempo indeterminado e também recebeu a pressão de patrocinadores do time, que se pronunciaram com críticas a Wallace.

 

(Com informações de O Tempo)