A Imperatriz Leopoldinense levou o título de campeã do Carnaval de 2023 no Rio de Janeiro. As notas foram apuradas na tarde dessa quarta-feira, 22, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, na capital fluminense.
O desfile da Imperatriz teve como tema o embate entre Lampião, Satanás e São Pedro, que passou por vários comentários na internet. Foram, ao todo, 24 alas, cinco carros alegóricos, dois tripés e 3 mil componentes. Com 269,8 pontos, a escola conquistou o 9º título da sua história, sendo o último deles no ano de 2001. Em segundo lugar, ficou a Viradouro, seguida da Vila Isabel.
O Norte de Minas também levou esse prêmio já que o montes-clarense, personal trainner e professor Rafael Junio Lima Rocha de 30 anos, desfilou pela escola e contou ao Portal Webterra a emoção de pisar no sambódromo e ser campeão.
Ele lembra que no ano de 2022 teve a oportunidade de conhecer o Rio de Janeiro e que naquela ocasião, foi conhecer a cidade maravilhosa para comemorar seu aniversário no mês de abril e por sorte ou destino, o carnaval foi fora de época e de última hora conseguiu assistir ao desfile do grupo de acesso.
“Amor a primeira vista, a paixão foi tanta, que no outro dia eu retornei para assistir ao grupo especial. Infelizmente, os ingressos para aquele dia estavam sendo vendidos a um preço que eu não poderia pagar, o desfile já havia começado, estava em um bar quando recebi uma mensagem de alguém que havia desistido de ir. Não pensei duas vezes, fui ao sambódromo. Não consegui assistir as quatro primeiras escolas, mas cheguei a tempo de ver a Imperatriz, e foi por ela que me encantei”.
Rafael lembrou que algum tempo depois do desfile conheceu o amor da sua vida e juntos perceberam que tinha um sonho em comum; desfilar em uma escola de samba.
“Começou ali uma saga para participar de alguma escola, não foi nada fácil mas por coincidência ou não, ele escolheu a Imperatriz. Nos tornamos sócio torcedores e com isso existe toda uma estrutura de suporte aos sócios de outros estados”.
Para desfilar na escola o acompanhamento dos ensaios foram a distância, pelos grupos de whatsapp e assim todo um direcionamento para que tudo fosse impecável. O personal é formado em educação física e sempre gostou de dança e música e outra paixão é a cultura popular e folclore; ele destaca que a intimidade com a dança não é de hoje e incluse já cheguou a se apresentar com o grupo parafolclórico Saruê de Montes Claros em várias cidades de Minas e em outros estados.
DESFILE DA IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE
Para Rafael, poder desfilar na Imperatriz Leopoldinense foi incrível a concretização de um sonho, pois a dança traz cultura e história para dentro da avenida. E receber o título de campeã, após 22 anos e estando lá, não tem preço.
“Existiram inúmeras dificuldades para que eu conseguisse desfilar. Foram mais de 14 horas de ônibus para chegar ao Rio.Foi necessário pegar mais algumas conduções para chegar até o local onde estavam as fantasias. Por ser época de carnaval, o trânsito era caótico, e com restrições de acesso. Foi necessário andar muito carregando a fantasia que não é leve pela riqueza de detalhes e além disso tudo ainda houve um equívoco no meu calçado, onde tive que desfilar com um calçado de numeração bem menor a minha”
Mas nada disso impediu o Norte Mineiro e o seu companheiro de entrar na avenida com toda energia e cantar junto com as alas o samba enredo do começo ao fim.
“Nossa bateria deu show, teve xaxado, baião e muito samba. A Imperatriz Leopoldinense entrou vencedora e acabou consagrada campeã”
Veja as notas das escolas de samba do RJ em 2023:
1. Imperatriz Leopoldinense: 269,8
2. Viradouro: 269.7
3. Vila Isabel: 269,3
4. Beija-Flor: 269,2
5. Mangueira: 269,1
6. Grande Rio: 268,6
7. Salgueiro: 268,5
8. Paraíso do Tuiuti: 268,3
9. Unidos da Tijuca: 268,2
10. Portela: 267,7
11. Mocidade: 266,6
12. Império Serrano: 265,6