Carnaval ao som de Rock? Conheça a história do bloco Capa Preta de Montes Claros

Imagens: Internet/ Circulação

O carnaval é um misto de energia, felicidade, cultura e muita música ao som de tambores, baterias, guitarras, entre outros. Mas você já ouviu falar sobre um bloco montes-clarense que traz como som, o rock?

É isso mesmo; estou falando sobre o Capa Preta. Venha comigo conhecer essa história.

O Bloco teve início em 2019, quando algumas pessoas que gostam do estilo se reuniram e o montaram. O termo Capa Preta faz referência a uma turma que gosta do som de rock que frequentava os rocks de garagem nos anos 90, 2000 tiveram bandas e frequentaram os festivais. Segundo o organizador do bloco e músico, José Francisco Santos (mais conhecido como Chico), ele foi feito com a finalidade de levar esse som para essas pessoas aqui em Montes Claros que gostam do estilo.

“É um estilo único pois a bateria que seria tocada por apenas um, é distribuída por vários membros onde cada um faz a função das peças do instrumento, ou seja não é o estilo de marchinha, a música é tocada na íntegra lançando mão da bateria de bloco de carnaval”, destacou o organizador.

Ele lembra que o estilo vem oferecer as pessoas que gostam do carnaval algo diferente do costume, que o folião não encontra com facilidade em outros mais tradicionais e com isso lembrar que na cidade e na região do Norte de Minas os traços culturais são fortes, principalmente na vertente da música e assim apresentar um som de qualidade ao povo.

“O Carnaval representa uma manifestação cultural legítima, a gente manifesta a nossa cultura em Minas Gerais remetendo o batuque do tambor (catopês) e puxando para o estilo do rock e assim celebrar a representatividade e promover encontros de amigos que não se viam há muito tempo, onde a mãe, o pai e as crianças são bem-vindas”

Carnaval 2023

Imagens: Internet/ Circulação

O Folião que quiser comparecer na apresentação do bloco Capa Preta, ela acontecerá no bairro Jardim São Luiz neste sábado, 18 de fevereiro a partir das 15h e se estende até às 00h na rua Euzébio Alves Sarmento, n° 268. Chico contou ao Portal Webterra que a expectativa de público é de 2.000 pessoas e a estrutura está preparada para receber todos que forem prestigiar; no local vai ser possível encontrar muita segurança, barracas de alimentação, variedades de bebidas, e a entrada totalmente gratuita.