Ao faturar cinco medalhas na temporada Ellite 16 do Circuito Mundial, sendo ouro em Gstaad (SUI), ouro em Uberlândia (BRA), bronze em Jurmala (LET), Paris (FRA) e Cidade do Cabo (AFS), as meninas do vôlei de praia desembarcaram em Doha como primeiras do ranking. Duda e Ana venceram as quatro partidas da fase classificatória e passaram para a semifinal de forma direta.
No páreo, enfrentaram Calncy/Mariafe (AUS), e venceram por 2 sets a 1 ( parcias de15/21, 21/12 e 15/11). Já no duelo decisivo, as brasileiras acabaram superadas por Hughes/Cheng (EUA), por 2 sets a 0, em parciais de 18/21 e 16/21.
Com o segundo lugar no desafio, as brasileiras receberam prêmio de US$ 80 mil, o que equivale R$ 400 mil.
“O The Finals foi como esperávamos, uma competição muito difícil. Claro que gostaríamos de ter saído com o título, mas estou orgulhosa do nosso trabalho. Chegamos novamente a uma final e levamos a prata para o Brasil. Foi um pouco diferente terminar a temporada meio que junto com o início da outra, depois das férias. E agora já estamos prontas para mais uma competição importante. Essa semana já começa o primeiro evento do Circuito Mundial, e esperamos ter o mesmo bom desempenho”, disse Ana Patrícia.
Ver essa foto no Instagram
A primeira etapa do Circuito Mundial 2023 começa na madrugada desta quarta-feira (1), em Doha, no Catar. Além delas, que estream nesta quinta (2), mais oito duplas nacionais estarão na disputa: Saymon/Vinicius, Talita/Thâmela, Andressa/Vitória e Taiana/Hegê no qualifying; e Duda/Ana Patrícia, Bárbara/Carol, George/André e Vitor Felipe/Renato direto na chave principal.
Vale lembrar que, nesta temporada, cade triunfo vale muito, pois o campeonato abrirá de forma oficial o período da corrida olímpica, que vai até junho de 2024, definindo as duplas que representarão o Brasil nos Jogos de Paris 2024.
Conquitas brasileiras
Em 2022, o Brasil conquistou 22 medalhas no Circuito Mundial, com Duda/Ana Patrícia, ouro nos Elite de Gstaad (SUI) e Uberlândia-MG (BRA), e bronze nos Elites de Jurmala (LET), Paris (FRA) e Cidade do Cabo (AFS); André/George, ouro no Elite de Uberlândia-MG (BRA), bronze no Elite de Jurmala (LET) e ouro no Challenge de Itapema-SC (BRA); Talita/Thâmela, ouro no Elite da Cidade do Cabo (AFS); Bárbara Seixas/Carol Solberg, prata nos Elites de Gstaad (SUI) e Jurmala (LET), bronze no Elite de Uberlândia-MG (BRA), e ouro nos Challenges de Tlaxcala (MEX) e Doha (QAT); Andressa/Vitória, prata no Elite de Uberlândia-MG (BRA), bronze nos Challenges de Itapema-SC (BRA) e Espinho (POR); Pedro Solberg/Arthur Lanci, prata no Elite de Uberlândia-MG (BRA) e bronze no Challenge de Dubai 1 (EAU); Talita/Rebecca, prata no Elite de Ostrava (TCH) e o bronze no Elite de Rosarito (MEX); e Elize Maia/Thâmela, bronze no Challenge de Tlaxcala (MEX).
Confira a tabela da Etapa Elite 16 – Circuito Mundial (horário de Brasília)
Qualifying
01/02 (quarta-feira)
3h50 – Taiana/Hege (BRA) x (AUS) Klinger D./Klinger R.
4h40 – Andressa/Vitoria (BRA) x (UCR) Lunina/Lazarenko
7h10 – Saymon/Vinicius (BRA) x (CAN) MacNeil/Russell
11h – Talita/Thamela (BRA) x (adversário a confirmar)
Fase de grupos
02/02 (quinta-feira)
3h – Duda/Ana Patrícia (BRA) x (NED) Stam/Schoon
6h – Vitor Felipe/Renato (BRA) x (ITA) Nicolai/Cottafava
8h – Barbara/Carol (BRA) x (CZE) Hermannova/Stochlova
10h – George/André (BRA) x (adversário a confirmar)
12h – Duda/Ana Patrícia (BRA) x (LET) Anastasija/Tina
14h – George/André (BRA) x (QAT) Cherif/Ahmed
03/02 (sexta-feira)
4h – Bárbara/Carol (BRA) x (AUS) Clancy/Mariafe
8h20 – Vitor Felipe/Renato (BRA) x (POL) Losiak/Bryl
9h10 – Duda/Ana Patrícia (BRA) x (adversário a confirmar)
11h40 – Vitor Felipe/Renato (BRA) x (adversário a confirmar)
13h30 – Bárbara/Carol (BRA) x (adversário a confirmar)
14h30 – George/André (BRA) x (GER) Ehlers/Wickler
*Com informações da CBV