A universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realizou um projeto inédito que consistiu em uma oficina para criar um vocabulário de matemática em Libras.
Estudantes surdos do ensino médio participaram durante duas semanas do projeto que tem como objetivo promover e enriquecer o vocabulário de termos matemáticos que não existam ou não sejam disseminados na Língua Brasileira de Sinais (Libras), reduzindo assim as dificuldades do processo de aprendizagem da comunidade de pessoas surdas no país.
Ao todo, participaram do Matemática+Libras, 14 estudantes de escolas privadas e públicas de cinco estados – São Paulo, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Pará.
Os participantes passaram todos os dias estudando e resolvendo problemas matemáticos diversos, em Libras, gerando situações que propiciem o desenvolvimento do vocabulário. Foram gravados vídeos que servirão como registro para divulgação dos novos sinais.
Segundo Marcelo Firer, um dos responsáveis pelo projeto e professor do Instituto Matemática Estatística e Computação Científica (IMECC), o projeto surgiu a partir da dificuldade dos jovens surdos em aprenderem a disciplina por falta de sinais em Libras para termos matemáticos. O objetivo era criar cenários em que eles apontam a falta de sinais, exclusivamente em uma sala de aula de jovens surdos enfrentando os mesmos tipos de desafios.
“Além do aspecto da iniciativa de apontar caminhos para uma política pública, a instituição não tem a capacidade de enfrentar esse problema. O que a universidade fez foi buscar um caminho que indique como a questão pode ser enfrentada e isso foi muito bem sucedido. O que temos agora é conversar com as secretarias de Educação e fundações educacionais para que encontros assim ocorram em mais áreas e estados”, apontou o professor.
(Com informações de Agência Brasil)