O início do ano é marcado por metas a serem cumpridas. Na maioria dos casos, o projeto verão, ou melhor, ficar com a saúde física em dia, entra na lista. Para ajudar a realizar este desejo presente na vidade das pessoas, a Escola de Esportes, projeto da Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB), tem realizado uma atividade que caiu no gosto das alunas das aulas de ginástica.
Você sabe o que é circuito motor? A modalidade consiste em um conjunto de exercícios e treinamentos com sucessiva de estágios, sendo uma ótima estratégia para o ensino do movimento.
Segundo o professor Christian Bertolino, é uma ferramenta importante para as meninas, pois traz benefícios. “O circuito potencializa os exercícios físicos, melhorando a capacidade cardiovascular do aluno. Por isso, é importante a gente passar os circuitos para melhorar também a capacidade cardiorrespiratória. Os alunos conseguem fazer com mais itensidade as atividades propostas”, explica.
O aperfeiçoamento da mobilidade costuma-se, no entanto, ser diferente já que possibilita que cada aluno aplique a carga de esforço necessária. Em outras palavras, cada um pratica a atividade conforme o desempenho físico. Dessa forma, alcança um resultado positivo do funcionamento máximo individual.
Solange, 55 anos, é professora aposentada e faz parte do grupo do núcleo na Praça do Bairro Major Prates. Ela detalha como o tutor tem passada para execução. “Ele mesclou exercícios aeróbicos com localizados. A cada exercício, ele explicou qual parte do corpo seria trabalhada e a função, acompanhando e corrigindo a execução dos mesmos pelas alunas”, disse.
Simone de Oliveira Medeiros, de 54 anos, é comerciante e também treina no Major Prates. Encantada, é assim que ela define como tem sido participar do projeto e elogiou o professor. “Estou apaixonada com as aulas. O circuito tem sido muito bom. Ele explicou direitinho, a gente conseguiu fazer no nosso limite e são excelentes as aulas. Parabenizo o professor Christian. Muito obrigado pela atenção e vamos firme porque a nossa turma continue cada vez melhor”, agradeceu.
Com apoio da Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (Cemig) e via Lei de Incentivo do Governo Federal, a Escola de Esporte atende mais de 140 jovens, adultos e idosos na grande região dos Bairros Monte Carmelo e Major Prates. Os participantes são orientados por um profissional qualificado, tendo como objetivo promover saúde, bem-estar e qualidade de vida à população.