Janeiro Branco: especialista alerta sobre importância de começar o ano cuidando da saúde

A saúde mental é uma temática que vem atraindo a atenção de especialistas no mundo da saúde .

O Mundial de Saúde (OMS) relatam que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%. A depressão é uma doença que afeta 4,4% da população mundial. O Brasil é ainda o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%).

Para a psicologia, Ionara Malveira, para iniciar o ano priorizando a saúde mental e, apesar desta última ser muito falada na atualidade, ela não é diferente de todas as outras áreas da nossa vida que não possuímos êxito.

“Veja bem, falamos uma vida inteira que queremos ter uma saúde melhor, um corpo mais saudável e, até começamos uma dieta e outra, uma atividade física e outra, mas nunca é nossa prioridade. E isso tem um porquê. Só colocamos energia em algo quando não estamos mais aguentando. Quando nossa saúde já está dando sinal que está pifando. Ou seja, a inconformidade nos movimenta”, diz.

Ainda de acordo com a profissional, no caso da saúde e estabilidade de nossas emoções fazemos o mesmo, só procuramos ajuda quando todas as áreas da vida já foram afetadas. Ionara afirma que, enquanto pensarmos em saúde mental como um artigo de luxo ou algo que se “pode deixar pra depois”, teremos os prejuízos que não mensuramos como um possível divórcio, demissão, doenças físicas graves, relacionamentos ruins, depressão e ansiedade, porque essas são as consequências de não valorizarmos nossa parte mais importante que é o mundo interno.

“Saúde mental sempre será uma questão compele porque se trata da área que contempla não só o funcionando da nossa mente, como também nosso e corpo é nossa alma. E, assim como quando estamos doentes vamos ao médico, a saúde mental, sendo um problema complexo, a única forma segura de operarmos ativamente nesse campo é procurando ajuda profissional psicológica, a única forma segura de evoluirmos como seres humanos, atingirmos nossas metas, sermos sujeitos equilibrados, ter relações saudáveis e enfim, alcançarmos plenitude”, orienta.

Campanha Janeiro Branco

Criada em 2014, a temática é uma campanha criada e promovida por psicólogos com o propósito de convidar a população a discutir a importância do cuidado com a saúde mental em busca de mais felicidade e qualidade de vida. O mês de janeiro foi escolhido, pois representa, simbólica e culturalmente, um mês de renovação de esperanças e projetos na vida das pessoas.

Saúde Mental

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o conceito como “um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para sua comunidade”.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.