Ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres foi preso na manhã deste sábado (14) pela Polícia Federal. O ex-ministro vinha de Miami (EUA) e pousou em solo nacional por volta das 7h15. A prisão ocorreu após ele desembarcar em Brasília.
Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão de Torres após os atos antidemocráticos em Brasília, em 8 de janeiro. Anderson era secretário de Segurança Pública do Distrito Federal quando ocorreram a invasão e depredação do Palácio do Planalto, do Congresso e do STF.
A prisão atendeu a um pedido feito pelo Diretor-Geral da Polícia Federal. Nele, a PF alega que Torres foi omisso, negligente e convivente com os atos golpistas que destruíram prédios dos Três Poderes na capital federal.
O ex-ministro da Justiça prestou depoimento e teve sua prisão concretizada ainda no hangar do aeroporto. Torres foi encaminhado para o exame de corpo de delito, no Instituto Médico Legal, e seguiu para a Superintendência da PF em Brasília.
Anderson Torres ocupava o cargo de Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, mas foi exonerado por Ibaneis Rocha (MDB) durante os atos golpistas, na tarde de domingo (08). Horas depois, Ibaneis teve o afastamento determinado por Alexandre de Moraes, por 90 dias. O STF também confirmou a decisão.
(Com informações de O Tempo)