Foi divulgado na manhã desta quarta-feira (11), pelo boletim da Defesa Civil Estadual, o número de cidades em situação de emergência devido às chuvas no estado. Em Minas Gerais 216 municípios decretaram emergência.
Desde 21 de setembro de 2022, quando teve início o período chuvoso, até agora, Minas contabiliza 10.974 pessoas desalojadas, 1.974 desabrigadas e 21 mortes.
Em relação ao boletim anterior, mais de 80 municípios passaram a integrar a lista de municípios em situação de emergência. Isso ocorreu pela publicação do reconhecimento, a nível estadual, da situação de emergência já decretada pelos municípios.
Cuidados
A Defesa Civil orienta que as pessoas nunca se abriguem embaixo de árvores ou de proteções metálicas frágeis, que podem apresentar risco de quedas; evitem trafegar por áreas alagadas e por regiões próximas a rios e cachoeiras; e não permaneça nas proximidades de janelas, portas, canos e outros objetos metálicos.
Além disso, recomenda-se à população evitar áreas sujeitas a deslizamentos e inundações e não tentar salvar bens materiais, em caso de risco imediato, como a rápida subida do nível de água.
Diante de qualquer problema, a população pode ligar para a Defesa Civil no número 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no 193. Se houver sinal de trincas na estrutura da casa e movimentação de solo a pessoa deve deixar o imóvel imediatamente e chamar o 199.