Recém-nascido engasga com leite materno e é salvo por bombeiros, em Montes Claros

Foto: Redes Sociais/ Circulação

Um bebê sofreu parada respiratória após engasgar com leite materno na tarde desta terça-feira (03/12), no bairro Santo Expedito, em Montes Claros, Norte de Minas.

De acordo com o corpo de bombeiros no momento do acidente uma guarnição dos militares retornava de um atendimento de ocorrência de inundação em residência no bairro São Geraldo, quando foram parados no semáforo em frente a Igreja do Santo Expedito com ocupantes de um carro desesperados pedindo socorro.

Segundo os militares, de imediato, os bombeiros desceram do caminhão de combate a incêndio, e verificaram que se tratava de um bebê que não conseguia mais respirar. Diante da situação o recém-nascido foi retirado para fora do veículo e foi solicitado a mãe que realizasse cuidadosa sucção, sem êxito.

Os bombeiros disseram ainda que foi necessário colocar o bebê em decúbito ventral fazendo uma inclinação de maneira que a cabeça ficasse em nível inferior aos membros.

“Realizamos 5 tapotagens com a região hipotênar entre as escápulas, viramos o paciente e realizamos 5 compressões toráxicas na região inter-mamilar. Repetimos o procedimento até a recuperação da consciência ao expelir o leite materno e consequente choro”, disse um militar.

Após manobras do médico especialista em otorrinolaringologia, Capitão PM Leonardo, o recém-nascido reestabeleceu os sinais vitais e foi levada para o Pronto Socorro do Hospital Universitário, onde de imediato o paciente foi recebido e tratado com suporte avançado de vida.

 

Jornalista formado pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas- FUNORTE em 2021. Natural de Luislândia, Norte de Minas; tem passagens por redações de jornais, e TV.