Ex-jogador do América e representante do Coelho no programa Alterosa Esporte, Jair Bala, que estava internado após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC), morreu nesta terça-feira (27), aos 79 anos, em Belo Horizonte.
Pelo clube alviverde, o capixaba de Cachoeiro do Itapemirim atuou em duas passagens: entre os anos 1964 e 1965 e também entre 1970 e 1971. Anos depois, o ex-atleta voltou ao América para ser treinador.
Ao todo, como jogador, Jair Bala marcou 78 gols pelo Coelho, tendo sido artilheiro do Campeonato Mineiro em 1964 e em 1971, com 14 gols, quando foi campeão estadual.
Com passagens por Botafogo, Flamengo, Palmeiras e Santos, Jair Bala marcou época no Peixe ao substituir o Rei do Futebol no dia em que Pelé marcou o milésimo gol de sua carreira, em um jogo contra o Vasco, no Maracanã, em 1969.
O América ainda não se pronunciou oficialmente sobre a morte do ex-jogador.
Sobre o apelido
Jair Bala recebeu esse apelido por conta de um tiro acidental quando jogava nas categorias de base do Flamengo. Mesmo com o episódio, ele seguiu jogando com a bala em seu corpo.
Curiosidade
Nome histórico do América, Jair Bala vestiu a camisa do Cruzeiro em uma oportunidade. No dia 1º de outubro de 1967, o ex-jogador participou da vitória sobre o Uberlândia, por 2×0.
[Com informações de Itatiaia]