Eu, confesso que sou dessas, porém gosto de remédios naturais e não industrializados, amo um chá e suas propriedades, sobre isso que falaremos hoje.
Não é de hoje que as pessoas se medicam com remédios naturais, quando se trata de cidade do interior é mais frequente ainda encontrar este tipo de tratamento, até mesmo porque, medicamento e medico disponível fica difícil de encontrar. Então, estas pessoas procuram os meios utilizados pelos seus pais e avôs, os famosos remédios do mato e curandeiros.
Resumindo, você acredita ou não acreditam na eficiência dos medicamentos naturais, óleos essências e tratamentos homeopatas?
Primeiramente o que é tratamento homeopata? Ao contrário da alopatia, o tratamento homeopático tem como foco o paciente e a história da doença, estimulando o organismo a processar a auto cura, utilizando medicamentos homeopáticos preparados a partir de uma solução de álcool e água (tinturas) e diluídos muitas vezes para diminuir os efeitos colaterais. E explicando o que é Alopatia, é um sistema terapêutico que visa tratar as patologias pelos meios contrários às mesmas, através de medicamentos com ação específica nos sintomas. É a chamada medicina tradicional. A palavra “alopatia” vem dos termos gregos állos = “outro”, “diferente” + páthos = “sofrimento”. Entendeu a diferença?
Então, sou totalmente a favor da homeopatia, amo os métodos usados, recorro a chás e óleos essências, exatamente porque acredito que o básico é o que funciona e que cuidar da saúde não é um bicho de sete cabeças, e que com tão pouco podemos evitar grandes problemas de saúde.
O óleo essencial vêm tomando espaço nas prateleiras de nossas casas e não é atoa, hoje já existem estudos que comprovam sua eficiência perante algumas doenças, seja tratando ou prevenindo. Ao consumir os cuidados tem que ser os mesmo ao comprar um medicamento em uma farmácia tradicional, olhar laboratório, fabricante e pureza dos óleos.
Mencionarei alguns benefícios dos óleos, talvez você desperte curiosidade em provar e testar com eu fiz, e hoje aprovo e sinto os benefícios. Versáteis e agradáveis, óleos essenciais são tratamentos naturais. Substâncias complexas que tratam e equilibram o corpo, a mente e o espírito. Aproveite as propriedades dos óleos essenciais para tratar diversos problemas comuns. Aprenda como usar óleos em massagens e banhos terapêuticos, inalações purificadoras, compressas suavizantes e em bases neutras (óleos vegetais, cremes, loções e géis) para melhorar a pele.
Alecrim – Rosmarinus; Tonificante e purificador, o óleo de alecrim ajuda a clarear a mente. Contém poderosas substâncias antibacterianas e antifúngicas que combatem infecções e apresentam ação anti-inflamatória e analgésica. O efeito estimulante no sistema linfático auxilia a desintoxicação e ativa a circulação. Esse óleo refrescante e purificador é ingrediente muito usado em produtos para o cabelo, pois dá brilho aos fios opacos.
Cravo folha – Eugenia caryophyllus; O óleo aquece e tem propriedades antissépticas e analgésicas e deve ser usado em pequenas quantidades. Trata os dentes e a gengiva, sendo muito utilizado em produtos bucais convencionais e alternativos. Os cravos contem eugenol que ajuda a matar os micro-organismos que provocam mau hálito e inflamação na gengiva, aliviando dor de dente. Trata acne, alivia a congestão (propriedades expectorantes) contra tosse, resfriado, sinusite, asma e outros problemas respiratórios. Diminui a ansiedade e reforça a concentração. Seu efeito aquecedor alivia articulações doloridas
Eucalipto – Eucalyptus globulus; É famoso por suas propriedades mucolíticas, descongestionantes, expectorantes, anticatarral, antisséptico e antibacteriano. Esse óleo é ótimo para aliviar dores e tratar aftas e picadas de inseto. Tonifica e regula a pele, e seu aroma contribui para aumentar a concentração e afastar a depressão, sendo um excelente revigorante físico e mental. Na aplicação olfativa, age como expansivo, refrescante e energizante. Provoca sensação de liberdade.
Grapefruit – Citrus Paradise, Citrus grandis ou Citrus máxima; Tem efeito estimulante no corpo e na mente. É revigorante (combate o cansaço) como aromatizador e, na massagem, estimula a circulação e o metabolismo, auxilia a desintoxicação e reduz a retenção de líquido melhorando a drenagem linfática e facilita a perda de peso. Tem propriedades diuréticas e purificadoras. Aromatiza o ar, podendo ser usado em cozinhas e banheiros.
Lavanda – Lavandula angustifólia; Esse óleo versátil tem aroma calmante reduzindo o nível de estresse e ansiedade, que promove um sono tranquilo e reparador. Devido a ação regeneradora é útil contra feridas e aftas. Aplicado puro, é um recurso terapêutico de primeiros socorros para cortes, queimaduras e picadas de insetos, pois tem efeito analgésico. Alivia acne, eczema, rosácea e psoríase e minimiza cicatrizes. Em banhos de assento, os efeitos antibacterianos e anti-inflamatórios podem combater infecções como a cistite. Os efeitos rejuvenescedores e suavizastes o tornam um tratamento eficaz para a pele, experimente adicioná-lo a cremes, óleos vegetais e preparações para o banho. Refresca o ar sendo um excelente aromatizador de ambientes.
Aqui tem alguns de milhares, eu passaria o dia inteiro falando dos óleos naturais e chás, porem nosso espaço aqui é curto, mas deixo uma dica, coma banana com mel e canela pela manhã vai te dar energia, beba muita água para ajudar na retenção de líquido, consuma menos açúcar para acabar e combater as celulites. Não é difícil ter uma vida menos industrializada e sem medicamentos, basta ter coragem para tentar. A natureza tem tudo ai, fácil e bem prático.
E para o final de semana vai uma dica para sua alma, procure um rio ou cachoeira para dar aquele mergulho, essa dica acaba com qualquer tristeza, pois água gelada também tem excelentes benefícios para saúde.
Melhor seus hábitos significa crescimento e amadurecimento.