Hemocentro de Montes Claros convoca doadores para abertura especial neste sábado

É no fim de ano que as doações caem, e os estoques que já estão em situações críticas, ficam abaixo da média. Pensando nisso, o Hemocentro regional de Montes Claros realiza neste sábado (17), uma abertura especial de final de ano. O horário para doar será das 07h às 12h.

O hemocentro atende, em média, a 2 mil candidatos à doação por mês, coletando cerca de 1,5 mil bolsas. O coordenador do Hemocentro de Montes Claros, Jose Geraldo Soares Maia, destaca a importância da fundação na região.

“O sangue é algo insubstituível e muito importante para salvar vidas. O hemocentro é uma instituição que presta um serviço importante para a população, pois nós somos responsáveis pela distribuição para todo o Norte de Minas”, disse.

Foto: Kelles Miranda/ Divulgação

Kelles Miranda é doador há três anos e coordena o projeto “O amor corre nas veias”, um ação em parceria com o hemocentro que reúne jovens batistas para doação durante o ano.

Segundo Kelles, salvar vidas através da doação é uma forma de demostrar amor.

“Se eu posso doar e demonstrar amor através dessa ação, isso é importante pra mim. Amar ao próximo é extremamente válido. Com meu sangue eu posso ajudar e salvar até quatro vidas.  Doar é um ato simples para que muitas pessoas tenham a alegria de viver novamente, a felicidade de ser curado, e a realização de poder viver mais uma etapa da vida. Vai além de doar sangue, é doar amor, empatia, força e a alegria de viver”, disse o coordenador do projeto.

Como faço para doar?

Os interessados em doar devem comparecer ao Hemominas neste sábado (17), que fica na Rua Urbino Viana, 640, na Vila Guilhermina. O atendimento será por ordem de chegada.

Para doar sangue

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização.
  • A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de, pelo menos, uma doação anterior.
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Estar bem descansado no momento da doação;
  • Estar alimentado – após almoço, jantar ou refeições mais gordurosas, deve-se aguardar três horas para efetuar a doação;
  • Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
  • Não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
  • Não ter tido hepatite após os 11 anos;
  • Não ter feito tatuagem/sobrancelha definitiva/botox/piercing nos últimos 12 meses. Piercing em região oral ou genital impede a doação de sangue por 12 meses após a sua retirada;
  • Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais, podem doar;
  • Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.
Rodrigo Barbosa
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2018. Natural de Montes Claros-MG, tem passagens por assessoria de comunicação, portais de notícias e redações de jornais, sendo impresso e online.