Abertas inscrições para processo seletivo do mestrado em Ciências Florestais do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG

Estão abertas, até o dia 10 de janeiro de 2023, as inscrições para o mestrado em Ciências Florestais do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG. São oferecidas 14 vagas sendo quatro reservadas para pessoas autodeclaradas negras. No mesmo período, também estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos indígenas e pessoas com deficiência, conforme edital suplementar.

Inscrições
Podem se inscrever graduados em áreas afins ao campo de estudo pretendido, a critério do colegiado do programa. O candidato deverá enviar pelo e-mail: selecaocf.ufmg@gmail.com, em formato pdf, a documentação prevista nos editais.

Seleção e resultado
O processo de seleção será constituído de duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório e com valor de 60 pontos, consiste na avaliação do curriculum vitae e projeto de pesquisa. Ressaltando que o projeto de pesquisa deve estar em consonância com as linhas de pesquisa do curso de Mestrado em Ciências Florestais: “Silvicultura no Semiárido” e “Manejo e Tecnologia de Recursos Florestais”.

A segunda fase, de caráter classificatório e com valor de 40 pontos, consiste na realização de entrevista via plataforma virtual para avaliação de perfil técnico do(a) candidato(a). A entrevista será aplicada etapa entre os dias 19 e 20 de janeiro de 2023 ao(s) candidatos(as) aprovados(as) na primeira. As mesmas serão agendadas, com antecedência mínima de 24h, diretamente pela banca examinadora do processo seletivo, através de e-mail cadastrado no formulário de inscrição do(a) candidato(a), constando o dia, horário e a plataforma digital a ser utilizada.
O resultado final será publicado no dia 23 de janeiro de 2023, a partir das 08h 00 min, na página web do programa.

Sobre o mestrado em Ciências Florestais

O curso de Mestrado em Ciências Florestais almeja ampliar a capacitação dos bacharéis formados em cursos de graduação correlatos à área florestal, de modo a gerar conhecimentos nas áreas de silvicultura e sistemas agroflorestais, manejo de florestas de produção e nativas, tecnologia de produtos madeireiros e não madeireiros e recuperação de áreas degradadas. Os esforços das pesquisas realizadas no curso se concentrarão na avaliação crítica do modelo atual de atividade florestal e na proposição de alternativas e estratégias de ação frente aos desafios enfrentados para o desenvolvimento de uma economia produtiva sustentável nas áreas abrangidas pelo semiárido.

Destina-se ainda, a proporcionar uma formação científica ampla e aprofundada, desenvolvendo a capacidade de ensino, pesquisa e inovação tecnológica na área de Recursos Florestais. Assim, o curso possui uma única área de concentração, a mesma do eixo temático do curso, ou seja, Recursos Florestais, com duas linhas de pesquisa: “Silvicultura no semiárido” e “Manejo e Tecnologia de Recursos Florestais”. A área de concentração do programa prevê a realização de estudos e pesquisas em áreas de florestas nativas e plantadas, buscando a conservação, a gestão e o manejo com o desenvolvimento de tecnologias para a industrialização e utilização sustentável dos recursos florestais.

As linhas de pesquisas definidas para o curso foram propostas buscando coerência e consistência entre: estrutura curricular; projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes e suas respectivas áreas de atuação; a área de concentração do curso proposto; e o perfil profissional almejado.

1) Silvicultura no semiárido
Visa desenvolver pesquisas que aprimorem métodos e técnicas silviculturais para a exploração das florestas plantadas e, recuperação e conservação das formações vegetacionais naturais nas regiões semiáridas. Nesse contexto, as investigações científicas abrangerão estudos com a implantação, condução e proteção de povoamentos florestais, em monocultivos ou na forma de sistemas agroflorestais e em recuperação de áreas degradadas.

2) Manejo e Tecnologia de Recursos Florestais
Visa desenvolver pesquisas que propiciem o melhor aproveitamento dos recursos florestais considerando diferentes aspectos do manejo florestal em regiões com predominância de déficit hídrico. Tratará de estudos nas áreas de mensuração e manejo, ergonomia, colheita e transporte, propriedades, usos e industrialização dos recursos florestais, além do planejamento e otimização de processos e atividades florestais.

Acesse o edital regular aqui.
Acesse o edital suplementar aqui.