De acordo com o boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), divulgado nessa quarta-feira (7), o número de cidades em situação de emergência em Minas, devido as fortes chuvas subiu para 80.
O estado tem 1.093 pessoas desabrigadas e 3.875 desalojadas. Quatro pessoas morreram devido as chuvas.
Segundo o coordenador estadual adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel Sandro Corrêa. “O que houve agora foi apenas o reconhecimento do Estado diante da situação adversa que muitos municípios enfrentaram. Sendo assim, reiteramos que não houve nenhuma ocorrência nas últimas 24 horas que justificasse esse aumento, e sim, uma atualização do sistema que computou os municípios que pediram o reconhecimento”, disse.
Alerta no feriado
A defesa Civil de Minas fez um alerta sobre a possibilidade de ocorrências do fenômeno chamado cabeça d’água, que acontece em períodos de fortes chuvas nas cabeceiras dos rios que tornam o volume das cachoeiras ainda maior.
O tenente Coronel Sandro detalha que todos devem ficara atentos ao volume de chuvas.
“Orientamos aqueles que vão aproveitar o feriado em regiões de cachoeiras que fiquem atentos ao volume de chuvas. Atentem também para a presença de galhos, folhas e mudança na cor da água, assim como no volume da cachoeira ou corredeira. Não montem seus acampamentos próximos as calhas dos rios, privilegiem a parte mais alta do terreno e não percam de vista crianças, adolescentes e idosos”, afirmou.