Barramento de captação de água pluvial transborda e a água invade casas e terrenos baldios, em Capitão Enéas

O Batalhão de Bombeiros Militar em Montes Claros e do Posto Avançado de Bombeiros de Francisco Sá, foram acionados para atendimento de ocorrências em decorrência de uma chuva forte e rápida, concentrada em curto espaço de tempo, que afetou a cidade de Capitão Enéas, na manhã da última segunda-feira (28).

Segundo dados da COPASA, na madrugada de segunda-feira entre 00h e 04h choveu aproximadamente 220 mm. Um pequeno barramento de captação de água pluvial, localizada no bairro Morada do sol transbordou e a água invadiu casas e terrenos baldios, causando alagamento e derrubando muros de residências.

Os militares atuaram inicialmente no auxílio do escoamento das águas pluviais das residências atingidas. Além disso, foi realizada avaliação detalhada da situação e prestado apoio ao município no que concerne às ações de proteção e defesa civil, como risco de alagamento/inundação, apoio ao coordenador da defesa civil e secretário de obras e monitoramento do nível de água.

O município decretou situação de emergência desde o dia 04/11.Até o presente momento houve registro de 08 vítimas desabrigadas que foram assistidas pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.


Na manhã dessa terça-feira (29) o Corpo de Bombeiros realizou reunião com o chefe do executivo municipal e equipe, para compilar as informações que serão registradas no formulário de informações do desastre (FIDE) e realizar planejamento demais trabalhos preventivos.

A equipe do Núcleo de Atenção à Chuva do 7º Batalhão de Bombeiros Militar seguirá apoiando a população do Município de Capitão Enéas até que a situação volte à normalidade.