Sendo uma das principais datas do varejo mundial e uma oportunidade para os consumidores aproveitarem o período de promoções, a Black Friday traz além dos descontos, o alerta para os possíveis golpes e fraudes online. Diante disso, o professor no Instituto DARYUS de Ensino Superior Paulista (IDESP) e consultor de Cyber Security na DARYUS Consultoria, Cristian Souza, lista algumas dicas e orientações para se prevenir durante as compras neste período.
De acordo com um levantamento da ClearSale, houve cerca de 3 milhões de tentativas de fraude no primeiro semestre deste ano. Entre as categorias que mais sofreram tentativas de fraude estão eletrônicos, celulares e games.
“É muito importante redobrar a atenção durante as compras. Assim como os consumidores e lojistas, os criminosos também aguardam esse período, mas para a aplicação de golpes e fraudes. Por isso, é necessário sempre verificar as informações e desconfiar de qualquer oferta que ofereça muitas vantagens”, afirma Souza.
Confira abaixo as dicas para compras seguras durante Black Friday:
Verifique as informações sobre a loja: antes de começar as compras é preciso verificar a reputação da loja. Dessa forma, será possível conferir se o local é confiável, além de checar as avaliações de outros clientes. O especialista também recomenda consultar os dados da empresa antes de efetuar o pagamento.
“Em compras via cartão, boleto ou pagamentos por Pix, é importante sempre verificar os dados da empresa, como o nome e CNPJ. É possível consultar essas informações no site consumidor.gov.br, reclameaqui.com.br ou checar as avaliações no site do Procon”, destaca Cristian.
Atenção aos e-mails e sites fraudulentos: promoções que chegam por meio de e-mail, WhatsApp, SMS ou em anúncios em redes sociais e Google muitas vezes são utilizadas pelos criminosos para aplicação de golpes. É preciso conferir sempre o endereço do site, pois muitos fraudadores utilizam links similares ou encurtados que redirecionam o consumidor para outra página. Além disso, há também sites falsos com poucas letras alteradas que passam despercebido pelo consumidor.
“É recomendado sempre verificar o endereço do site no navegador e verificar se o domínio desse site realmente pertence à loja, é criptografado e seguro. Evite usar dispositivos de terceiros ou públicos ou redes wi-fi públicas para efetuar suas compras. Caso tenha receio de comprar em algum site, uma opção é criar um cartão virtual temporário na sua aplicação bancária”, acrescenta.
Pesquise e compare os preços e produtos online: “Uma dica é desconfiar de preços extremamente baixos. O ideal é pesquisar o valor do produto que deseja em diversas lojas e monitorar os preços desses produtos com antecedência. Dessa forma, será possível ver se realmente o valor do produto teve um desconto plausível”, afirma o especialista.
Não se esqueça da segurança para o seu e-commerce: “Para garantir a segurança no ambiente online, é preciso estabelecer requisitos mínimos para a definição de senhas e solicitar para que o usuário utilize um segundo fator de autenticação. Outra sugestão é realizar testes de intrusão periodicamente para identificar problemas de segurança no seu e-commerce”, finaliza Cristian.
[Com informações de SING, comunicações e resultados]