Os brasileiros pretendem antecipar as compras de final de ano durante a Black Friday. Isso é o que mostra uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). No levantamento realizado observou que 93% dos entrevistados admitiram que existem um planejamento para as promoções. Já 98% afirmam que vão pesquisar produtos e preços antes de comprar.
Os números fazem parte do estudo “Black Friday no varejo brasileiro”, produzido em parceria com a PiniOn. Os dados ainda mostram que 74% dos consumidores pretendem aproveitar alguma oferta antes da Black Friday – 25 de novembro.
A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, explica que devido aos altos preços que o país vem enfrentando por conta da pandemia, a Black Friday é vista como oportunidade de comprar, deixando o consumidor mais otimista e animado.
A maioria das compras estão destinadas a itens pessoais. O vestuário domina o gosto do público com 63%, os eletrônicos logo atrás com 59% e eletrodomésticos com 49%. Estes estudos comprovam que a maioria das pessoas concordam que essa época de Black Friday é uma ótima oportunidade de encontrar produtos de coleções anteriores ou que estão fora de linha, porém 62% acreditam que irão encontrar produtos de lançamento.
O canal online é a principal fonte de pesquisa de preços, sendo que 98% dos entrevistados irão pesquisar antes de realizar a compra na data, principalmente em sites das próprias lojas (60%), sites de busca (59%), e redes sociais (54%). Assim como a busca por informações é online, o e-Commerce (81%) se sobressai quando comparado com lojas físicas (19%) no processo da compra.
(Com informações de O tempo)