O 4º Comando Operacional de Bombeiros (4º COB), 7° Batalhão de Bombeiros Militar (7° BBM) e 3ª Companhia Especial de Operações Aéreas (3ª CEOA) em parceria com outras instituições promoveu na tarde desta sexta-feira, 18 de novembro, de 2022 uma ação simulada, no prédio da Instituição Social Divina Providência, em Montes Claros.
A ação contou com a participação do SAMU e atuação conjunta com outros órgãos, como PMMG e MCTrans. O coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu Macronorte (NEP), Ubiratan Lopes Correia, disse que o simulado é um exercício que é realizado continuamente por todas as instituições para prestar atendimento das diversas ocorrências que o consórcio possa enfrentar.
“Aqui é um sinistro com incêndio e retirada de vítima que exige um alinhamento de todos para a tomada de decisão, tanto por parte de socorro dos bombeiros e atendimento pré-hospitalar do SAMU. Médico, enfermeiro e condutor fizeram parte do salvamento de uma das vítimas que precisou ser retirada da edificação por conta do incêndio”.
Ele destacou que ao ser retirada, a vítima foi triada pela equipe, e aquelas que necessitaram de atendimento imediato será feito na cena. Após a evacuação o Corpo de bombeiros realizou também a demonstração de salvamento através da tirolesa (com a corda esticada em plano ranpante), onde 3 pessoas foram retiradas do andar de cima do prédio, e um boneco na maca, mostrando assim como seria o resgate de uma vítima que estivesse impossibilitada de descer consciente.
Como outra forma de demonstração a aeronave do corpo de bombeiros, realizou o resgate devárias vítima através do sistema capuã.
O Tenente coronel BM, comandante do 7° batalhão de Bombeiros em Montes Claros, Darlan Moreira Soares, disse que o objetivo do treinamento é aferir e melhorar a tropa diante de um evento em edificação vertical com necessidade de evacuação da população desse prédio. Ressaltou ainda que, o simulado é feito para ajustar pequenos coisas, pois em ocorrências desta natureza a necessidade da atuação e do apoio do SAMU, da PM que fez a segurança da edificação e a MC Trans que garantiu o fluxo do trânsito.
” A população de Montes Claros poderá contar com agências cada vez mais bem preparada, pois estaremos com militares prontos para realizar o salvamento destas vítimas desses sinistros, e mais ainda; preparados para atuar de forma conjunta a fim de dar a melhor resposta para a população”.