Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 10 de novembro de 2022 uma solenidade em comemoração aos seus 42 anos de criação da 11ª Região de Polícia Militar (RPM), no Norte de Minas. O evento aconteceu na sede da Região Integrada de Segurança Pública (RISP), e contou com a participação de militares das diversas instituições e autoridades do município; a 11ª RPM é responsável pelo policiamento em 77 municípios na região.
Segundo o Comandante da 11º RPM, coronel Gildásio Rômulo Gonçalves, os resultados obtidos até hoje são frutos dos que antecederam, parceiros e inclusive da própria imprensa para construção de um ambiente cada vez mais seguro no estado de Minas Gerais.
“Nós estamos completando 42 anos e a Polícia Militar do estado completou 247 anos; antigamente não tínhamos essa região, mas sempre funcionou como um fracionamento. Estamos no nosso terrítorio, ofertando serviço ao povo mineiro que somam mais de 1, 5 milhão de habitantes, em todas as cidades a PM tem uma fração, funcionando como um braço que alcança a todos 24 horas por dia, 7 dias por semana”, destacou o comandante.
Ele disse ainda que, o policial militar tem o compromisso com o povo, pois a maior motivação é saber que todos os militares são beneficiados do produto final do trabalho que é prestado, ou seja, a segurança coletiva.
“A segurança púlica é primordial, pois até os mestres das ciências políticas nos ensinam que surge um estado quando as pessoas se organizam e institucionaliza a segurança de toda coletividade”
Quando se fala em números a PM diz que 2022 foi considerado o ano mais seguro desde 2012, de acordo com a última estatística quando foi implantado o sistema do REDS onde segundo o coronel os números são confiáveis, mostra dados positivos, sendo a menor taxa de crimes, e homícidio consumado. De acordo com Gildásio Rômulo desde 2016 pra cá, ou seja, últimos seis anos; houve uma redução de 82% de criminalidade violenta no Norte de Minas. Já de homícidios consumados, caíram em 65% .
“Hoje nós somos o estado mais mais seguro, segundo dados do Ministério da Justiça e segurança pública de MG com indicadores de criminalidade violenta e a polícia militar fez uma avaliação da região frente as 18 da PM no estado; com isso somos entre elas, a 3º mais segura do Brasil”, finalizou.