500 mil alevinos serão soltos em rios e lagos de Minas, até dezembro

Cerca de 500 mil alevinos serão soltos em lagos e rios de Minas Gerais. A  informação foi confirmada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias.

De acordo com a companhia, no primeiro semestre foram soltos 125 mil alevinos em peixamentos realizados em dez municípios de Minas Gerais, e a previsão do órgão é que 500 mil alevinos sejam soltos até dezembro.

A Codevasf relatou que, desde outubro, ações foram realizadas nos municípios de Juvenilia e Três Marias. Ainda neste mês de novembro, os municípios de Luz, Lagoa da Prata, Iguatama, Bambuí e Uberlândia serão contempladas.

O superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Marco Câmara, destaca a importância dos peixamentos como ação de revitalização e de preservação das espécies de peixes da região. “Dessa forma, estamos atuando na manutenção e no aumento dos estoques pesqueiros, garantindo o futuro da pesca e gerando renda para a população ribeirinha”, completa Câmara.

Peixamento é realizado em Montes Claros

Foto: Fábio Marçal/Divulgação

Nesta terça-feira (08), 20 mil alevinos da espécie curimatã-piau e matrinxã, nativas do rio São Francisco foram soltos na lagoa do parque Municipal Milton Prates e Lagoa do Interlagos, como forma de aumentar a biodiversidade e promover o equilíbrio natural das lagoas.

Para o secretário de Meio Ambiente de Montes Claros, Soter Magno, “esta é uma ação que deve ser feita de tempos em tempos nas lagoas. A parceria com a CODEVASF tem garantido isso para estes dois cartões-postais da cidade”, destacou.