Começa na quarta-feira (9) o Cadastro Escolar 2023 para os alunos que desejam ingressar na rede pública de ensino de Minas Gerais ou aqueles que precisam mudar de escola. Segundo o governo de Minas, as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), até o dia 30 de novembro.
Em Minas Gerais, 727 municípios que aderiram ao Sucem integram o Cadastro Escolar unificado. Por meio do sistema, são disponibilizadas vagas para a rede estadual e municipal das cidades que adotaram o processo. Já nos demais municípios mineiros que não aderiram o cadastro e o encaminhamento contempla apenas as escolas estaduais.
Como se inscrever?
Para se inscrever, os pais, responsáveis ou o alunos maiores de idade deverão acessar o SUCEM e preencher os campos com o nome, data e local de nascimento, além do nome do pai, mãe ou responsável legal, entre outras informações, além de indicar qual é o tipo de ensino, nível e etapa que o aluno pretende cursar.
Quem deve se inscrever?
De acordo com o governo, podem ser inscritas, crianças com seis anos completos ou a completar até 31 de março de 2023, que irão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental e estudantes dos demais anos de escolaridade do Ensino Fundamental e do Ensino Médio vindos de outras localidades ou de outra rede de ensino.
Já os alunos que estudam na rede pública e precisam mudar de escola por motivo da não oferta de continuidade ou que venham a mudar de endereço, também devem realizar o cadastro.
Aqueles que pretendem retornar aos estudos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem se cadastrar, lembrando que para ingresso na EJA é necessário que seja observada a idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.
Encaminhamento para a matrícula
No dia 12 de dezembro, o estudante deve acessar o site do Sucem com o número de inscrição para verificar a escola para a qual foi encaminhado. O encaminhamento para a matrícula dos alunos será realizado de acordo com a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado e o nível de ensino ofertado, sempre respeitando os critérios de alocação e desempate.
A família ou estudante deverá procurar a unidade escolar para qual foi direcionado e efetuar a matrícula até o dia 13 de janeiro de 2023.
O candidato que não realizar a inscrição no prazo estabelecido não será encaminhado para a matrícula em escolas públicas e deverá se inscrever para o processo de ocupação das vagas remanescentes, que ocorre entre os dias 24 janeiro à 10 de fevereiro de 2023.
(Com informações de Agência Minas)