Em um ano, 20 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) de Minas Gerais já realizaram mais de 7,2 mil atendimentos relacionados à conta GOV.BR. A identificação virtual do cidadão é necessária para ter acesso a diversos documentos digitais, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Carteira de Trabalho (CTPS), ou para solicitar o seguro desemprego e fazer ‘prova de vida’. Para criar uma conta ou alterar senha, o mineiro pode buscar ajuda presencialmente nas UAIs.
Minas Gerais é o primeiro estado do país a realizar o serviço em parceria com o governo federal, que desenvolveu a plataforma GOV.BR e a disponibiliza gratuitamente. O projeto Balcão GOV.BR nas UAIs começou em outubro de 2021, já que o cadastro único virtual é utilizado em Minas para acessar boa parte dos serviços públicos digitais.
Só em 2022, 6.752 cidadãos buscaram esse atendimento presencial. Até o momento, o Balcão, que também tira dúvidas sobre a conta unificada, está disponível em 20 unidades mineiras. São elas:
• UAI Barreiro (Belo Horizonte)
• UAI Betim
• UAI Contagem
• UAI Curvelo
• UAI Diamantina
• UAI Governador Valadares
• UAI Ipatinga
• UAI Juiz de Fora
• UAI Montes Claros
• UAI Poços de Caldas
• UAI Pouso Alegre
• UAI Praça Sete (Belo Horizonte)
• UAI São João del-Rei
• UAI São Sebastião do Paraíso
• UAI Sete Lagoas
• UAI Teófilo Otoni
• UAI Uberaba
• UAI Uberlândia
• UAI Varginha
• UAI Venda Nova (Belo Horizonte)
A expectativa do superintendente Central de Canais de Atendimento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Lucas Pacheco, é que, no início de 2023, todas as 34 UAIs possam prestar esse apoio.
“A principal vantagem de ter os serviços vinculados ao GOV.BR é simplificar o relacionamento com o Governo, não importa com qual das instituições públicas. Com ele, o cidadão não precisa realizar diversos cadastros para acessar os serviços que precisa, está tudo concentrando em um mesmo lugar, na mesma conta”, destaca.
Balcão GOV.BR nas UAIs
O Balcão foi criado para simplificar o atendimento e auxiliar presencialmente qualquer cidadão que precise de ajuda para fazer uma conta ou recuperar seu acesso ao GOV.BR. Atualmente, o serviço federal oferece quatro formas de redefinir a senha do serviço, todas digitais: por reconhecimento facial, bancos credenciados ou internet banking, e-mail ou celular.
“Como as UAIs são unidades que concentram uma série de serviços, muitas pessoas nos procuravam com essa dificuldade. Identificamos essa necessidade de fornecer um apoio com atendimento presencial ao cidadão e buscamos o governo federal para a parceria, que começou em outubro de 2021, na unidade Praça Sete, em Belo Horizonte, em que os funcionários do Estado receberam treinamento para realizar o atendimento”, conta o gestor operacional da Diretoria Central de Atendimento Presencial da Seplag-MG, Roberth Ramiro.
Com o sucesso da iniciativa implementada, o modelo foi ampliado para outras unidades mineiras. Para ser atendido, o cidadão precisa apresentar apenas um documento de identificação válido. “A recuperação do acesso é feita de forma imediata, simples e desburocratizada”, reforça Ramiro.
[com informações Agência Minas]