O MEG, Multiplatform eSports Games, a maior competição multiplataforma de eSports da América Latina, promovida pela Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil, de Montes Claros, foi realizada no último fim de semana, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Com embates de tirar o fôlego dos fãs, o evento foi encerrado com sucesso e caiu no gosto do público mundial.
Uma ação importante do MEG na grande final, no sábado e domingo, foi a parceria com Organizações Não Governamentais (ONGs) cariocas, que viabilizaram a ida de crianças assistidas pelas entidades ao evento. O projeto, portanto, é uma maneira de facilitar o acesso dos pequenos aos jogos eletrônicos, que estão se profissionalizando cada vez mais no Brasil.
Dentre as que participaram estão a Cruzada eSports, Grupo Afrogames, Instituto Vida Real e Basquete Cruzada. Juntas, levaram cerca de 150 crianças para acompanharem os duelos. Das arquibancadas, a legião de fãs seguia eufórica e empurrando os pro-players
EQUIPE B4 É A CAMPEÃ DO CS:GO FEMININO DO MEG
B4 e a Black Dragons fizeram um combate emocionante, arrancando o grito da plateia.
A B4, por sua vez, levou a melhor e foi consagrada campeã de CS:GO Feminino do MEG 2022. Poppins, da B4, foi eleita a Young Dragon LEGION by Lenovo – Melhor Atleta Revelação. E a atleta destaque do jogo foi a Nani, também da B4.
AC MILAN QLASH É A CAMPEÃ DE BRAW STARS DO MEG
Mais uma decisão de levantar o público na Arena Carioca, desta vez na disputa de Brawl Stars. Quem esteve no local, ou até mesmo pelas plataformas digitais, vibrou com o confronto entre os dois principais times da América Latina na modalidade. Vale lembrar que ambas as equipes estão entre as três maiores do mundo.
O AC Milan Qlash é fruto da união entre o conhecido time de futebol italiano, o Milan, e a Qlash, organização espanhola de eSports. A equipe é formada por jogadores totalmente brasileiros e dirigida por um técnico argentino.
O Chasmac Gaming BR é uma organização americana de eSports, que também tem uma equipe totalmente brasileira. A rivalidade entre os dois times é famosa entre os fãs de Brawl Stars, o que fez o público vibrar intensamente durante a disputa pelo título de melhor time de Brawl Stars do MEG.
Segundo o influenciador Bruno Clash, um dos casters do jogo, a disputa teve embates impressionantes. “Mas a predominância do Milan foi incrível. O que determina a vitória de um time é o foco, e o Milan é muito focado”, disse Bruno.
🇧🇷 Chegou o tão esperado momento: O VENCEDOR DE CLASH!
A jornada de Clash Royale no MEG 2022 acaba de se encerrar e, esbanjando estratégia e elixir, o @PedrotmClash é o grande CAMPEÃO da nossa final de Clash Royale! 🏆#PlayMEG2022 | #ClashRoyale pic.twitter.com/x5bq3w0PPx
— MEG (@playmeg_gg) October 24, 2022
No EFootball Mobile, quem levou o título foi o Mago da Fiel, que deu um verdadeiro show dentro de campo, driblou o seu adversário e conseguiu emplacar o golaço no MEG. O adversário da vez era o Bruninho.
Ver essa foto no Instagram
O MEG, Multiplatform eSports Games, é um evento de esportes eletrônicos que reúne atletas em oito modalidades – CS:GO (open e feminina), Fortnite, Dota 2, eFootball Mobile, Brawl Stars, Clash Royale, Tekken 7 e Starcraft II. As competições acontecem em console, PC e dispositivos móveis (mobile).
O campeonato, que conta com jogadores iniciantes e atletas de alta performance de vários países latino americanos, é realizado em três fases. A primeira foi a Open Qualifiers, que foi aberta a todos os competidores interessados em participar. A segunda envolveu os campeões e atletas de alta performance em outros torneios, que disputaram com os classificados na primeira fase – desta
etapa saíram os finalistas (de 4 a 16 participantes, em média).
As finais das modalidades CS:GO Feminino, Brawl Stars, Tekken 7, CS:GO Open, eFootball mobile e Clash Royale foram presenciais e realizadas no Rio de Janeiro, nesse fim de semana. O evento aconteceu na Arena Carioca 1, que foi sede dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Mais informações estão disponíveis no site.
O MERCADO
De acordo com o levantamento feito pela Newzoo, os esports gerarão quase US$ 1,38 bilhão em receitas globalmente até o final de 2022. A China responde por quase um terço das receitas mundiais da modalidade. Conforme o Relatório Global do Mercado de Esports e Transmissão ao Vivo o público global de esports crescerá mais de 8,7% ano a ano, atingindo 532 milhões. Os responsáveis por esses números serão os fãs – aqueles que assistem a conteúdo mais de uma vez por mês, atingindo pouco mais de 261 milhões.
O número de aficionados crescerá para 318 milhões em 2025, seguindo o estudo, com um Compound Annual Growth Rate, ou taxa de crescimento anual composto (CAGR), de +8,1% (2020-2025). Em 2025, a audiência total ultrapassará 640 milhões.
Sobre a AEESB
A Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil (AEESB) foi fundada em 2014 e, ao longo dos anos, desenvolveu inúmeras ações educacionais, esportivas e sociais, como a gestão e a participação na Superliga com o Montes Claros América Vôlei, uma das equipes com maior longevidade na elite do
voleibol brasileiro.
Nos anos de 2017 e 2018, realizou dois Campeonatos Sul-americanos de vôlei, competição que define o representante do continente no mundial, com a participação de equipes de oito países, em cada edição, na cidade de Montes Claros. Realizou, também, amistosos internacionais da Seleção Brasileira na preparação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. A entidade visa alçar voos mais altos e expandir os trabalhos para todo o Brasil.