Promovida pela AEESB, maior competição da América Latina ‘esquenta’ cenário do eSport no país

O MEG, Multiplatform eSports Games, a maior competição multiplataforma de eSports da América Latina, promovida pela Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil, de Montes Claros, foi realizada no último fim de semana,  na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Com embates de tirar o fôlego dos fãs, o evento foi encerrado com sucesso e caiu no gosto do público mundial.

Uma ação importante do MEG na grande final, no sábado e domingo,  foi a parceria com Organizações Não Governamentais (ONGs) cariocas, que viabilizaram a ida de crianças assistidas pelas entidades ao evento. O projeto, portanto, é uma maneira de facilitar o acesso dos pequenos aos jogos eletrônicos, que estão se profissionalizando cada vez mais no Brasil.

Dentre as que participaram estão a Cruzada eSports, Grupo Afrogames, Instituto Vida Real e Basquete Cruzada. Juntas, levaram cerca de 150 crianças para acompanharem os duelos. Das arquibancadas, a legião de fãs seguia eufórica e empurrando os pro-players

EQUIPE B4 É A CAMPEÃ DO CS:GO FEMININO DO MEG

MEGB4 e a Black Dragons fizeram um combate emocionante, arrancando o grito da plateia.

A B4, por sua vez, levou a melhor e foi consagrada campeã de CS:GO Feminino do MEG 2022. Poppins, da B4, foi eleita a Young Dragon LEGION by Lenovo – Melhor Atleta Revelação. E a atleta destaque do jogo foi a Nani, também da B4.

AC MILAN QLASH É A CAMPEÃ DE BRAW STARS DO MEG

Mais uma decisão de levantar o público na Arena Carioca, desta vez na disputa de Brawl Stars. Quem esteve no local, ou até mesmo pelas plataformas digitais,  vibrou com o confronto entre os dois principais times da América Latina na modalidade. Vale lembrar que ambas as equipes estão entre as três maiores do mundo.

O AC Milan Qlash é fruto da união entre o conhecido time de futebol italiano, o Milan, e a Qlash, organização espanhola de eSports. A equipe é formada por jogadores totalmente brasileiros e dirigida por um técnico argentino.

O Chasmac Gaming BR é uma organização americana de eSports, que também tem uma equipe totalmente brasileira. A rivalidade entre os dois times é famosa entre os fãs de Brawl Stars, o que fez o público vibrar intensamente durante a disputa pelo título de melhor time de Brawl Stars do MEG.

Segundo o influenciador Bruno Clash, um dos casters do jogo, a disputa teve embates impressionantes. “Mas a predominância do Milan foi incrível. O que determina a vitória de um time é o foco, e o Milan é muito focado”, disse Bruno.

No EFootball Mobile, quem levou o título foi o Mago da Fiel, que deu um verdadeiro show dentro de campo, driblou o seu adversário e conseguiu emplacar o golaço no MEG. O adversário da vez era o Bruninho.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por MEG (@playmeg.gg)

O MEG, Multiplatform eSports Games, é um evento de esportes eletrônicos que reúne atletas em oito modalidades – CS:GO (open e feminina), Fortnite, Dota 2, eFootball Mobile, Brawl Stars, Clash Royale, Tekken 7 e Starcraft II. As competições acontecem em console, PC e dispositivos móveis (mobile).

O campeonato, que conta com jogadores iniciantes e atletas de alta performance de vários países latino americanos, é realizado em três fases. A primeira foi a Open Qualifiers, que foi aberta a todos os competidores interessados em participar. A segunda envolveu os campeões e atletas de alta performance em outros torneios, que disputaram com os classificados na primeira fase – desta
etapa saíram os finalistas (de 4 a 16 participantes, em média).

As finais das modalidades CS:GO Feminino, Brawl Stars, Tekken 7, CS:GO Open, eFootball mobile e Clash Royale foram presenciais e realizadas no Rio de Janeiro, nesse fim de semana. O evento aconteceu na Arena Carioca 1, que foi sede dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Mais informações estão disponíveis no site.

O MERCADO 

De acordo com o levantamento feito pela  Newzoo, os esports gerarão quase US$ 1,38 bilhão em receitas globalmente até o final de 2022. A China responde por quase um terço das receitas mundiais da modalidade. Conforme o Relatório Global do Mercado de Esports e Transmissão ao Vivo o público global de esports  crescerá mais de 8,7% ano a ano, atingindo 532 milhões. Os responsáveis por esses números serão os  fãs – aqueles que assistem a conteúdo mais de uma vez por mês, atingindo ​​pouco mais de 261 milhões.

O  número de aficionados crescerá para 318 milhões em 2025, seguindo o estudo, com um Compound Annual Growth Rate, ou taxa de crescimento anual composto (CAGR),  de +8,1% (2020-2025). Em 2025, a audiência total ultrapassará 640 milhões.

Sobre a AEESB

A Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil (AEESB) foi fundada em 2014 e, ao longo dos anos, desenvolveu inúmeras ações educacionais, esportivas e sociais, como a gestão e a participação na Superliga com o Montes Claros América Vôlei, uma das equipes com maior longevidade na elite do
voleibol brasileiro.

Nos anos de 2017 e 2018, realizou dois Campeonatos Sul-americanos de vôlei, competição que define o representante do continente no mundial, com a participação de equipes de oito países, em cada edição, na cidade de Montes Claros. Realizou, também, amistosos internacionais da Seleção Brasileira na preparação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. A entidade visa alçar voos mais altos e expandir os trabalhos para todo o Brasil.

Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.