Por volta das 05H30 da manhã dessa segunda feira (24/10//2022), Militares do 8° Pelotão de Bombeiros, em Januária, deu continuidade as buscas pelo jovem S.F.R, de 20 anos de idade, que estava desaparecido desde o último sábado (22/11/2022) em um local conhecido como “1° Cachoeira do rio Pandeiros”, cerca de 52 quilômetros da cidade de Januária
Segundo os militares, nesse terceiro dia de trabalho , por volta das 14H10 min, enquanto a equipe realizava uma varredura submersa no local, o corpo da vítima emergiu na base da queda da cachoeira, cerca de uns 30 metros do ponto onde os militares estavam.
De acordo com os bombeiros prontamente equipados com materiais de Salvamento Aquático, os militares nadaram até a vítima e a rebocou para as margens. O corpo foi reconhecido por familiares como sendo o do Samuel Rodrigues Ferreira (20 anos), e após a perícia da polícia civil o mesmo foi liberado para a funerária para ser levado ao IML da cidade de Montes Claros.
O corpo de Bombeiros orienta que, em situações de afogamento, não se deve tentar o salvamento corpo a corpo, a ajuda deve ser prestada jogando algo na água que sirva para a vítima segurar, ou se apoiar para flutuar e ser removida em segurança para uma área segura. E imediatamente acione o Corpo de Bombeiros, o amigo certo nas horas incertas.
Em nota a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a qual Samuel fazia parte como acadêmico do 7° período do curso de geografia, destacaram que:
Nota
A Reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o Centro de Ciências Humanas (CCH), o Departamento de Geociências e os Cursos de Graduação em Geografia lamentam profundamente o acidente ocorrido durante o Trabalho de Campo, no sábado (22) de outubro de 2022, no Rio Pandeiros, em Januária, Norte de Minas Gerais, envolvendo o estimado acadêmico Samuel Ferreira Rodrigues.
Segundo informações o corpo do jovem está sendo velado no velório Santos Reis, em Montes Claros.