Em dois meses, mutirão do DIA D DE COMBATE À DENGUE contemplará diversos bairros em Montes Claros

Créditos: Bruno Albernaz/Fábio Marçal - Divulgação
Créditos: Bruno Albernaz/Fábio Marçal – Divulgação

A prefeitura de Montes Claros vai realizar, nos meses de outubro e novembro, seis edições do “DIA D DE COMBATE À DENGUE”. O objetivo das ações é intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti neste período que antecede a chegada das chuvas.

Para tanto, a Prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e em parceria com diversas instituições, irá promover o “DIA D” nas seguintes datas e regiões: 08/10 (região do grande Santos Reis); 15/10 (região do Major Prates); 22/10 (região do Grande Maracanã); 05/11 (Região do Renascença); 12/11 (região do Delfino Magalhães); 19/11 (Região do Independência).

Durante os seis mutirões, cerca de 43% dos bairros de Montes Claros deverão ser atendidos, tendo sido escolhidos tecnicamente aqueles pertencentes às regiões mais necessitadas. Com o apoio da população, será recolhida uma grande quantidade de materiais inservíveis, como pneus, vasilhames, garrafas pet, latas, garrafas de vidro, sucatas de tanquinhos e geladeiras, lonas e vasos sanitários, todos potenciais criadouros do mosquito da dengue.

É importante destacar que a ação antecede o período chuvoso, uma vez que os ovos do mosquito transmissor da dengue, do zica vírus e da chikungunya podem sobreviver por até 450 dias, eclodindo tão logo tenham contato com a água.

Algumas das principais medidas de combate são:

– providenciar limpeza periódica e vedamento dos tambores e tanques;

– limpar semanalmente os ralos e usar tela de malha fina;

– destinar o lixo para coleta pública;

– escoar a água dos pratos de planta

– limpar e drenar calhas, lajes e piscinas.