Por voltas das 02h08 min, da madrugada dessa quinta feira (29/09/2022), o 8° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar em Januária, foi acionado via 193 para atender uma ocorrência de incêndio estrutural em uma residência no bairro Moradeiras.
Prontamente, uma Guarnição de socorro deslocou até o local, onde deparou com populares que tentavam conter as chamas que estavam concentradas em um cômodo de uma edificação unifamiliar, habitada por um casal e um bebê de cinco meses.
Segundo os bombeiros, após estudos de situação, usando materiais e equipamentos de combate Incêndio urbano, os militares realizaram através de uma linha direta o ataque as chamas, e posteriormente o rescaldo de todo material combustível possível de reignição.
De acordo com os militares, um morador do imóvel disse que o incêndio teria iniciado por meio de uma vela que foi deixada acesa ao lado da cama, onde o casal e a criança estavam dormindo, sendo que quando acordou já deparou com as chamas propagando pelo cômodo.
No incêndio, foram queimados, roupas, televisão, documentos, celulares, cama, colchão, parte do telhado dentre outros.
A experiência tem demonstrado que a maioria dos incêndios em residências têm sua origem em acidentes domésticos que poderiam ser evitados. Por isso o Corpo de Bombeiros orienta que não se deve deixar vela, cigarro, ferro quente, etc ao lado de sofás, lençóis e cama, assim como deve se evitar deixar panelas no fogo sem a devida supervisão e não sobrecarregar as tomadas elétricas com muitos eletrodomésticos no mesmo plugue.