Quem ai já ouviu falar da creatina? Um suplemento importante e ainda pouco conhecido pelas pessoas. É uma substância composta por três aminoácidos, a glicina, a arginina e a metionina, presente nos músculos e no cérebro. Ela é produzida naturalmente pelo organismo e obtida também pelo consumo de carne e peixes, é uma substância produzida pelos rins e pelo fígado, que serve para fornecer energia para os músculos e favorecer o desenvolvimento das fibras musculares, facilitando o ganho de massa muscular, a melhora do desempenho físico e a diminuição do risco de lesões.
Os atletas fazem uso diário da creatina, mesmo sendo produzida naturalmente pelo organismo.
É importante que a suplementação com creatina seja orientada por um nutricionista ou médico, de acordo com as necessidades nutricionais e históricas de saúde de cada pessoa.
A creatina pode ser usada para melhorar o desempenho físico, ela também é encontrada em maiores quantidades no músculo esquelético, fornecendo energia para as fibras musculares, evitando a fadiga e melhorando o desempenho no treino de força. Além disso, essa substância pode também estimular o aumento do volume do músculo, já que favorece a entrada de líquido nas células. Assim, é comum que atletas do fisiculturismo, da musculação ou de esportes de alta performance façam uso da creatina na forma de suplemento com o objetivo de ter mais energia, melhorar rendimento e performance no treino e diminuir o risco de lesões.
Alguns estudos indicaram que o uso da creatina ajuda no tratamento de doenças musculares, como no caso da distrofia e fibromialgia, melhorando assim a força muscular, influenciando diretamente na capacidade para realizar movimentos da rotina.
Ainda são necessários mais estudos que demonstrem o benefício do uso de creatina, pois há também relatos de que o uso de altas doses de creatina por pessoas com alterações musculares levou à piora dos sintomas. Como qualquer outro medicamento o excesso pode acarretar um quadro critico por isso a importância de um nutricionista ou medico para orientar.
Hoje o uso da creatina é recomendado para prevenir o desenvolvimento de Parkinson a doença de Parkinson está relacionada com alterações na função da mitocôndria e foi verificado que a creatina poderia atuar diretamente nessas célula, podendo resultar na melhora da sua função e prevenindo ou atrasando o avanço dos sintomas da doença. Apesar disso, são ainda necessários outros estudos que indiquem a dose diária recomendada e tempo de uso da creatina para prevenir o Parkinson. Essa você não sabia!? Não é mesmo?
Hoje, de menino a caducando faz uso diário desde suplemento, a medicina nos últimos tempos tem mostrado a importância de se suplementar. O uso também ajuda na Prevenir doenças crônicas, Algumas doenças crônicas como diabetes e doenças cardíacas podem ser prevenidas pelo uso da creatina, desde que associada à prática de atividade física de forma regular e alimentação saudável e equilibrada. Isso porque a creatina pode favorecer o ganho de massa muscular livre de gordura, além de melhorar a densidade óssea, diminuindo o risco de doenças. Como suplemento alimentar, ela é conhecida por melhorar a força muscular. Até por isso é empregada contra a sarcopenia , doença comum em idosos, e pessoas acamadas ou em recuperação pós-internação. Olha a importância deste suplemento.
O nutricionista necessita avaliar vários fatores antes de prescrever o suplemento, mesmo existindo uma dose padrão, que é; 3 gramas diárias para mulher e 5 gramas para o homem, o profissional vai e indicar a dosagem correta, e também existe o objetivo de cada um. O excesso de suplemento pode fazer mal. No caso da creatina, o mau uso e o exagero sobrecarregam os rins. Principalmente para quem possui histórico de doenças renais. Um risco que não devemos correr. Agora se você esta saudável e faz acompanhamento com um profissional responsável, não terá nenhum problema.
Sempre faço uso do suplemento e me sinto muito bem, ajuda muito com os treinos diários, porem antes, visitei um profissional que sugeriu além da creatina outros suplementos, que vamos deixar para mencionar em outra oportunidade.
O consumo de água deve ser constante durante o uso da creatina. Independente da suplementação, água é necessária para ajudar na absorção dos suplementos, porque o corpo vai precisar dela para ajudar a absorver a proteína. A hidratação, portanto, deve andar lado a lado com a suplementação de creatina, até para evitar uma sobrecarga aos rins, onde a substância é metabolizada. A prescrição em idosos é ainda mais individualizada.
Realmente é um suplemento necessário para o corpo, que ainda é pouco conhecido pela pessoa que não praticam atividade física. Infelizmente ainda existe um preconceito quando se fala em suplementar, muitos acreditam que vão ganhar grandes massas e ficar monstros ou que é a tão chamada “bomba” temida nas academias, remédios proibidos. A falta de conhecimento leva a grandes perdas. Um suplemento simples que pode agregar muito a saúde.
Procure um nutricionista atualizado, este profissional tem muito conhecimento para oferecer.