Para mostrar à sociedade que, no trânsito, é preciso fazer escolhas seguras e de acordo com as regras vigentes para a preservação da vida, celebra-se, entre os dias 18 e 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito. Neste período, a VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos –, que promove regularmente campanhas educativas para sempre tornar a interação coma linha férrea mais segura, reforça suas ações voltadas para pedestres, veículos e a ferrovia.
Para ressaltar a importância da atenção durante a travessia da linha férrea, entre os destaques das atividades que fazem parte da programação da Semana Nacional do Trânsito foi realizado nesta terça-feira em Montes Claros, no Norte de Minas, um simulado onde uma locomotiva “arrastou” um carro por três metros na passagem em nível do Parque de Exposições João Alencar Athayde.
A ação contou com a participação da administração municipal da cidade, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Secretaria de Trânsito de Montes Claros.Além da simulação, no dia seguinte (22), vai acontecer uma panfletagem em 10 autoescolas na cidade.
A programação da companhia em função desta comemoração, que tem o tema “Urgente é a vida”, contará com a realização de simulados, panfletagens e blitz educativa nas passagens em nível e palestras em autoescolas. De acordo com o gerente-geral de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da VLI, Mário Filippetto, a intenção é sensibilizar as pessoas para a importância de ser prudente e não infringir as regras de trânsito.
“O bem mais precioso que temos é a vida. Por isso, mantemos um compromisso constante com a segurança de todos, prevenindo acidentes, bem como promovendo projetos de educação e estímulo à conscientização e ao comportamento seguro de pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas. Afinal, além de transportar e conectar os segmentos com que trabalhamos, as ferrovias também são parte integrante do trânsito em todo o país”, frisa Filippetto.
Orientações
A empresa orineta que a adoção de alguns cuidados diários por motoristas e pedestres pode evitar acidentes e preservar vidas, como: parar, olhar e escutar antes de cruzar a linha férrea; não estacionar veículos perto do trilho; abaixar os vidros e o som do carro antes de cruzar a linha; se escutar a buzina do trem, ficar atento e esperá-lo passar. A atenção é o principal fator para se evitar um atropelamento ou colisão, portanto, só atravesse a linha férrea em locais seguros e sinalizados.
É também muito importante que os pais ou responsáveis orientem as crianças a não brincarem próximo à linha férrea. Elas têm pouca experiência e não conseguem perceber os riscos. Durante as brincadeiras em geral, como futebol e vôlei, podem atravessar sem olhar para pegar a bola que escapa e se colocam em perigo. Outras dicas são não pegar carona no trem, não pular entre os vagões, mesmo que o trem esteja parado, e não jogar pedras ou outros objetos na composição, bem como evitar fazer vídeos e selfies próximo à linha do trem.