A Secretaria de Estado de Saúde (SES) investiga 980 casos suspeitos de varíola dos macacos em Minas Gerais. Até o momento, 327 pacientes foram diagnosticados com a doença no estado, sendo a maioria residente de Belo Horizonte.
Conforme boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (9), 245 casos deram positivo na capital, 32 em Uberlândia e dez em Pouso Alegre. Os demais pacientes são de Juiz de Fora (8), Governador Valadares (7), Uberaba (5), Sete Lagoas (4), Montes Claros (4), Coronel Fabriciano (2), Divinópolis (2), Barbacena (1), Itabira (1), Leopoldina (1), Passos (1) e Teófilo Otoni (1).
Ao todo, cinco pessoas do sexo feminino foram diagnosticadas com varíola dos macacos e 322 do masculino no estado. Dos casos, a maioria – 160 – possuem entre 30 e 39 anos de idade. Conforme dados divulgados, duas crianças – de 0 a 9 anos – também tiveram resultado positivo para a doença.
Apenas na capital, houve registro de transmissão comunitária, quando o paciente não esteve fora do país e contraiu a doença.
No dia 28 de julho, a primeira morte em decorrência da doença no país foi registrada em Minas Gerais. Trata-se de um homem, de 41 anos, que morava em Belo Horizonte e era natural de Pará de Minas. A vítima possuía câncer e sofria de um caso grave de imunossupressão
[Com informações de Itatiaia]