ESP-MG recebe inscrições para pós-graduação em vigilância em saúde

A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais – (ESP-MG) abriu inscrições para seleção de profissionais de nível superior do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais – (SUS-MG), atuantes em municípios ou órgãos do Governo do Estado, para o curso de pós-graduação de especialização em vigilância em saúde. As inscrições prosseguem até 26 de setembro, por meio do endereço eletrônico http://sigae.esp.mg.gov.br/

O curso terá o objetivo de “promover reflexões e análises críticas sobre as práticas nos serviços de saúde no campo da vigilância em saúde em suas múltiplas dimensões e interfaces; produção de conhecimentos técnico-científicos em prol de um sistema de saúde universal, integral e equânime”. Além disso, o curso também focará no fortalecimento da capacidade de gestão e cogestão de políticas e serviços de saúde pública de forma dialogada com outras áreas, efetivando a atuação interdisciplinar e intersetorial, bem como o fortalecimento de processos e práticas de educação permanente em saúde nos territórios onde os profissionais atuam.

Ao todo serão selecionados 50 alunos para o curso de pós-graduação. Além de diploma de graduação os interessados deverão apresentar declaração funcional no segmento vigilância em saúde, em papel timbrado da instituição onde atua e com assinatura da chefia imediata ou do setor de recursos humanos. O candidato também deverá apresentar termo de dispensa e liberação do órgão onde trabalha para participação no curso.

A formação da turma de 50 alunos será feita através da avaliação dos critérios de seleção, incluindo a comprovação documental. Entre os critérios está o tempo de atuação do profissional no setor de vigilância em saúde, seja em órgãos do Governo do Estado ou de municípios. A classificação dos candidatos e convocação para matrícula será divulgada dia 27 de outubro.

AULAS

A previsão é de que o curso terá duração de 13 meses, com carga horária de 360 horas e início dia 7 de novembro deste ano. A cada três semanas serão realizadas, de forma presencial, oito aulas com carga horária de quatro horas. As aulas serão ministradas entre segunda e sexta-feira, nas dependências da Escola de Saúde Pública, em Belo Horizonte.

Para aprovação no curso e obtenção do certificado de conclusão, o aluno precisará obter pontuação mínima de 70 pontos e frequência igual ou superior a 75% da carga horária total de cada módulo. Também será condição para aprovação a apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso – (TCC) com, no mínimo, 70 pontos.