O Montes Claros América Vôlei intensificou a maratona de treinos físicos em preparação para a disputa do Campeonato Mineiro que começa no mês que vem. Para a competição, o técnico, Marcos Pacheco, conta que o elenco passou por um processo de reformulação, uma vez que os atletas vieram de diversas equipes com conceitos diferentes e fala como vem sendo desenvolvido o trabalho nestas cinco semanas de habilitação.
“No primeiro momento, estávamos mais focados na preparação física dos atletas. Passamos por uma grande reformulação no grupo, os jogadores vieram de equipes diferentes e alguns estavam há bastante tempo parados, sem realizar as atividades. Começamos a trabalhar os fundamentos básicos do voleibol, como toque, manchete, deslocamentos. Da terceira semana em diante, já demos um salto, visto que já tínhamos uma base mínima, um trabalho físico feito, então seguimos o trabalho de ataque e sincronismo entre os atacantes e levantadores. Com isso, o ritmo ficou mais intenso. Agora, estamos focados na parte de estrutura, de como o nosso time vai jogar em termos de ataque, defesa e bloqueio. A tendência é que nossa dinâmica de treinamento se intensifique ainda mais”, conta o comandante.
Em meio ao período de adaptação, Pacheco compartilha também as impressões sobre o time, pontua como será a sua filosofia de trabalho daqui para frente e faz uma análise sobre as forças de seus adversários do grupo.
“Sobre o Mineiro, sabemos que é um campeonato extremamente difícil. Temos as duas principais equipes do país, Sada Cruzeiro e Minas, que fizeram a final da Superliga no ano passado. Blumenau que fez uma bela temporada, Brasília que é uma equipe forte, além de Araguari que subiu na Superliga B, temos também o Uberlânida e o Monte Carmelo, que no ano passado participaram da Superliga. Estamos nos preparando para representar muito bem a cidade, temos um longo caminho pela frente e teremos muito ainda que crescer e evoluir. Buscamos alguns amistosos para que a gente consiga se preparar bem para o início do Mineiro. Já começamos com um jogo muito difícil fora de casa contra o Sada, e esperamos fazer um bom jogo para manter um ótimo desempenho para a principal competição, que é a Superliga. Nosso trabalho será intenso, dinâmico e construído no dia a dia”, finaliza.
ENCONTRO COM A TORCIDA
O líbero, Gian Moraes, conta como vem sendo este trabalho durante este período inicial e fala sobre o relacionamento da equipe com o grupo reformulado.
“Estamos trabalhando juntos há cinco semanas e vem sendo muito importante esse período de treinamento para o grupo. Primeiro pelo fato de termos passado por uma reformulação muito grande no elenco, não só jogadores, mas também a comissão técnica. Poucos ali jogaram juntos, então este é o período que o time vai criando corpo e identidade, estamos nos conhecendo no dia a dia e isso é muito bom. Sobre a parte física, vejo que o grande objetivo nesse período foi colocar a equipe toda em uma boa condição física, todos iguais fisicamente e isso foi cumprido. Todo esse tempo de preparação e de cuidados ainda no início foi muito importante e suficiente para trabalharmos e nos conhecermos”, expressa.
Gianzinho, como é apelidado pela torcida mocamericana, se diz ansioso para o reencontro com o torcedor no Caldeirão.
“Não adianta ficar só treinando e não saber como é que estamos. Acredito que o jogo é a nossa festa. O momento ideal para colocarmos em prática tudo que a gente vem treinando e claro, depois encontrar a nossa torcida que é o nosso sétimo jogador. O Montes Claros é muito conhecido pela torcida fiel, então eu estou doido para reencontrá-los e ver como que a nossa equipe vai se comportar dentro de quadra e estar juntos. Acredito que será muito especial e a minha expectativa é muito grande”, finaliza.
Por falar em saudades, esta é a palavra mais usada pelo torcedor do Coelhão durante este período sem jogos. Para Aldeir Oliveira Silva, admirador do time desde o começo do projeto, esta temporada promete ser de muitas emoções.
“Minha expectativa em relação ao início da temporada é que seja uma fase muito vitoriosa para o Moc América, visto que o time fez contratações de peso. Acredito que a equipe irá fazer um excelente trabalho, tanto no Mineiro quanto na Superliga. Já aproveito a oportunidade e convoco toda a torcida para encher o Caldeirão e tenho a certeza que este ano a gente vai dar muito que falar”, garante o torcedor.
Texto: Leila Santos/MOC América Vôlei
Fotos: Gian Marlon/MOC América Vôlei