Neymar pode ser o craque da Copa?

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Nos últimos anos, Neymar vem sendo o jogador brasileiro de maior destaque internacional. No entanto, ele ainda não conseguiu entregar o que se espera em uma Copa do Mundo. Será que no Catar o craque do Paris Saint-Germain conseguirá liderar a seleção rumo ao hexa e tornar-se o craque da competição? Isso é o que os torcedores brasileiros desejam, e quem gosta de previsões esportivas pode saber tudo sobre Betfair e começar a dar seus palpites para a Copa.

No Mundial de 2014, o primeiro da carreira de Neymar, o Brasil conseguiu chegar aos trancos e barrancos até a semifinal, quando foi eliminado após uma sonora goleada para a Alemanha: 7 a 1. Para a sorte de Neymar, ele não participou daquele jogo. Não que a sua ausência tenha sido agradável para ele. Afinal, o motivo de o craque não ter enfrentado os alemães é que ele sofrera uma fratura na vértebra nas quartas de final, após ter recebido uma chegada dura do colombiano Zúñiga.

De todo modo, ele não vinha tendo grandes atuações na competição, e passou em branco nas oitavas de final, contra o Chile, partida em que o Brasil quase foi eliminado. E também não marcou nenhum gol nas quartas de final, contra a Colômbia – considerando que sua lesão só aconteceu aos 42 minutos do segundo tempo.

Em 2018, Neymar já teve atuações de mais destaque, mas a seleção não passou das quartas de final. Além disso, mesmo os bons jogos do camisa 10 acabaram sendo ofuscados por suas simulações, que viraram meme no mundo inteiro.

Agora, em 2022, mais maduro, Neymar tem chance de liderar a seleção e ter a atuação que os torcedores esperam. É claro que nem tudo depende dele, afinal, como sabemos, o futebol é um esporte coletivo. O camisa 10 parece estar muito focado em fazer um grande Mundial – suas declarações mostram que esta é sua grande meta da temporada.

O craque, inclusive, antecipou sua volta das férias ao PSG, o que animou não apenas os torcedores do clube francês, como os brasileiros em geral. Se ele chegar ao Catar 100% focado e Tite conseguir encaixar bem as peças que tem, certamente a seleção poderá fazer uma boa campanha na Copa, tendo Neymar como seu líder em campo.

Indiscutivelmente, o camisa 10 da seleção é um grande jogador de futebol. No entanto, seu talento sempre teve uma relação conflituosa com o seu comportamento dentro de campo. Muitas reclamações e simulações de falta, bem como jogadas de efeito improdutivas, renderam a ele a antipatia de boa parte dos torcedores de todo o mundo.

Por isso, desde o início da carreira, Neymar tem sido seu pior inimigo. Mas, aos 30 anos de idade, ele ainda tem uma última chance de brilhar e mostrar seu talento ao mundo. Com um trabalho longevo, Tite conhece muito bem seus jogadores. Se ele conseguir mesclar experiência e juventude, e fazer Neymar sentir confiança em seus companheiros, o craque terá tudo para fazer sua melhor exibição em um Mundial.