Varíola dos Macacos: Servidores da Rede Municipal de Saúde passam por treinamento para lidar para com a patologia

O treinamento com os profissionais da Rede Municipal de Saúde será realizado nesta sexta-feira (05/08), na modalidade online para capacitar os servidores sobre o manejo, notificação e testagem dos pacientes suspeitos e confirmados para a doença. A varíola de macaco é uma doença viral, que pode ser transmitida através do contato sendo pele com pele, secreção ou objetos pessoais do paciente infectado. 

Atualmente é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma emergência de saúde global, pois a patologia vem se espalhando pelo mundo rapidamente. A doença já chegou ao Norte de Minas, mas a cidade de Montes Claros não tem nenhum caso confirmado da doença. 

Os principais sintomas da doença são febre súbita, forte e intensa, dor de cabeça, náusea, exaustão, cansaço e fundamentalmente o aparecimento de gânglios (inchaços popularmente conhecidos como “ínguas”), que podem acontecer tanto na região do pescoço, na região axilar, como na região perigenital. Ao sinal de qualquer um dos sintomas, procure uma unidade de saúde. 

Além disso, é essencial que, uma vez que o paciente esteja com o diagnóstico laboratorial concluído, ele permaneça em isolamento e que todo o seu material de roupa de cama, roupas, lençóis e objetos pessoais passem por um processo de higienização.