Prestes a encerrar a primeira semana da pré-temporada, o elenco do Montes Claros América Vôlei já realizou testes e atividades físicas. Na expectativa para conhecer os adversários do Campeonato Mineiro, primeiro desafio marcado até então, o time segue trabalhando na preparação.
Nesta sexta-feira (29), os atletas fazem trabalhos na academia e na quadra. No período da tarde, um dos grupos passa por exames cardiológicos.
Uma semana recheada, começando pela segunda-feira, quando o plantel se apresentou para a avaliação física na sede do clube. Na terça-feira, eles passaram por exames laboratoriais e treino com bola de maneira mais acentuada.
Na quarta e na quinta-feira, academia, análises de cardio e a oportunidade de atentar para o aprimoramento dos parâmetros de jogo. Ao falar dos primeiros dias, o técnico Marcos Pacheco ressaltou que a execução do que foi proposto até aqui foi exitosa e os objetivos de cada atividade foram alcançados.
“O time está se conhecendo, eu estou conhecendo os atletas. Lógico, que como adversário já os conhecia, mas no dia a dia não. Tivemos até uma aula teórica para começarmos a falar em termo de estratégia, de todo o padrão do time. Fiquei muito feliz pela semana intensa, de muito trabalho, mas muito produtiva. Iniciamos muito bem e estou motivado por esse começo de trabalho”, salientou.
Um dos mais experientes da equipe, o líbero Gianzinho, falou sobre voltar a ter contato com a principal ‘ferramenta’ de trabalho. “Com certeza, ficamos na expectativa. Sabemos que é muito importante esse primeiro momento. Estamos na parte física, entrando de novo numa melhor forma física possível, mas sentimos muita falta sim da bola”, disse.
CAUTELA NOS PRIMEIROS DIAS
Pacheco ainda explica que o treinamento tem sido feito para potencializar as virtudes e minimizar as dificuldades da equipe, pois neste início é fundamental a evolução, espelhando o que é feito durante as partidas.
“Trabalhamos muita defesa, toque e manchete. Não é que abre mão, mas, neste momento, a parte tática é deixada de lado e trabalhamos muito a questão do fundamento. Mesmo porque os atletas estão na construção física, onde a prioridade, agora, é a parte física. Eles não estão aptos a saltar, e o voleibol é saltando. É um momento de conhecer isso, conhecer cada um, cada uma das suas características”, completou.
Para programar melhor o que deve ser feito pelos atletas, o fisioterapeuta Jomar Almeida destaca a conversa individual a fim de preveni-los e prepará-los para terem uma boa pré e temporada inteira.
“O primeiro encontro é de conhecimento. Avaliamos e conhecemos o atleta individualmente, sua parte física e postural. Já conhecemos quais os movimentos exigem mais dos atletas para saber as potencialidades e as deficiências em cima dos movimentos que farão, descobrindo isso através das avaliações tanto físicas quanto cardiológicas”, explicou.
O primeiro desafio previsto do MOC América Vôlei na temporada será no Campeonato Mineiro, marcado para começar no mês de setembro.