Bocaiuva: cidade do Norte de Minas, completa hoje 134 anos

Imagem: Internet/ Redes Sociais

Bocaiuva, localizada do Norte de Minas Gerais tem segundo o último censo do IBGE quase 50 mil habitantes  que são chamados bocaiuvenses. Vizinha dos municípios de Guaraciama, Engenheiro Navarro e Montes Claros, Bocaiúva se situa a 46 km a Sul-Leste de Montes Claros a maior cidade nos arredores.

Segundo informações do IBGE ao contrário de outros municípios mineiros, Bocaiúva não contou em sua formação etimológica com elementos indígenas. A primeira expedição a penetrar na região mineira foi a Espinosa e Navarro. Partiu do Porto Seguro no dia 13 de junho de 1553 e foi se dispersando, deixando componentes que, escolhendo as melhores terras, foram povoando a região.

A segunda entrada na região foi realizada pela bandeira de Fernão Dias, que partiu de São Paulo a 21 de julho de 1674. Ao deixar a bandeira, o povoador Antônio Gonçalves Figueira adquiriu as fazendas Jaíbas, Olhos d’Água e Montes Claros. O primeiro nome dado foi Curato de Macaúbas, o mesmo que Bocaiuva e ainda, Macaíba – palavra tupi – que significa palmeira, e também coco-de-catarro, abundante na localidade.

Imagem: Internet/ Prefeitura Municipal

Entre 1710 e 1720, pequenos fazendeiros e agricultores de povoados vizinhos ocuparam as terras localizadas entre os rios Jequitaí e Macaúbas, iniciando o povoamento do antigo Curato de Macaúbas. O culto religioso, manifestado naquela época, quando foi encontrada uma imagem do Senhor do Bonfim, fez com que Antônia Leite, esposa de Fastino Leite Pereira, grande fazendeiro local, doasse parte de suas terras para formação do patrimônio da igreja, em honra ao referido Santo.

Imagem: Internet/ Prefeitura Municipal

Hoje a cidade completa 134 anos de emancipação política, Bocaiuva acolhe quem passa e conquista pela simplicidade pois mistura o antigo com o moderno. No lugar ainda existe uma estação pelo qual o trem percorre os trilhos, mas o local se transformou em um incrível museu. A cidade ainda conta com uma fábrica que trabalha com a produção de Magnésio se destacando no País.

Imagem: Internet/ Rsena

Atualmente administrada pelo Prefeito Roberto Jairo Torres (Avante), que assumiu o poder em Janeiro de 2021 diz que sempre foi seu sonho buscar pela cidade sempre o melhor.

O Arquiteto e membro do conselho de patrimônio de Bocaiuva, Gustavo Henrique Silva, tem 24 anos e até os 22 morava na cidade ele diz que o que deseja para sua terra natal nesta data tão importante é que haja ainda mais  evolução e que o lugar perceba seu potencial cultural, apesar de ser uma cidade pequena, que se crie espaços públicos de qualidade, praças bem elaboradas, ruas arborizadas e calçadas acessíveis, quando as pessoas entrarem na cidade perceba que ela é cuidada e segura.

Já o Supervisor de Operações Tiago Henrique Santos de 23 anos diz que ama sua terra e que o futuro interessa a partir do momento em que descobrimos que será o lugar onde passaremos o resto de nossas vidas. E também sabe que não será um lugar que estamos indo, mas sim que todos estão criando.

“E sei que Bocaiuva tem sim esse potencial e pode se  tornar cada vez mais um bom lugar para viver”, disse ele.

Imagem: Internet/ Redes Sociais

E como todo aniversário tem que ter sempre bons presentes, e o Portal quis saber do Prefeito o que o munícipio e a população vai ganhar. Ele destacou que:

“Nesta importante data, além dos grandes shows de destaque na Festa e no Aniversário da cidade, o nosso maior presente é o pacote de importantes obras e realizações que estamos entregando pra nossa gente, proporcionando mais dignidade e qualidade de vida para todos”. Dentre muitas realizações, podemos destacar:

  • Reconstrução e reforma de 20 pontes nas comunidades rurais;
  • Recuperação de estradas rurais;
  • Asfaltamento com maquinário e recursos próprios da tão sonhada via de acesso ao bairro Cachoeirinha;
  • Aquisição de nova frota de ônibus escolares;
  • Início da reforma de 11 escolas municipais;
  • Inauguração de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs);
  • Reajuste do Piso Salarial Nacional dos Servidores da Educação;
  • Repaginação do centro da cidade com o recapeamento asfáltico das principais avenidas;
  • Construção e revitalização de praças;
  • Revitalização do Estádio Municipal de futebol;
  • Revitalização de quadras esportivas;
  • Modernização do sistema de alimentação de oxigênio do hospital Dr.Gil Alves;
  • Ampliação dos leitos hospitalares;
  • Reformas de Unidades Básicas de Saúde;
  • Aquisição de novos instrumentos hospitalares como Tomógrafo, Mamógrafo, 11 Freezers para conservação de vacinas, aparelho automatizado de Bioquímica com capacidade de fazer 200 testes Bioquímicos com Glicose, Colesterol, Creatinina, Ureia, Ácido Úrico, Triglicerídeos;
  • Construção do Centro de Especialidade Médicas e Odontológicas, construção da nova Clínica da Mulher e do novo laboratório municipal;
  • Realização de mais de 200 cirurgias de Cataratas no próprio município;
  • Destaque no controle de vacinação contra a Covid – 19;
  • Incentivo e fomento à produção agrícola familiar sem agrotóxicos que utiliza o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) comprando os produtos e destinando às pessoas em situação de insegurança alimentar. Um programa de assistência social que proporciona em cadeia, o benefício de todos, garantindo o crescimento da agricultura familiar, aquecendo a economia agrícola e combatendo a insegurança alimentar. Uma alimentação saudável é um investimento na saúde preventiva;
  • Ampliação da aquisição de produtos da agricultura familiar para merenda escolar com o apoio da Emater;
  • Despoluição dos rios de Bocaiuva como o Guavinipan, os córregos do Angicos e Macaubinha e ainda, o Jequitaí e Baculelê no Distrito de Dolabela.

Dentre outras realizações, estas fazem parte dos cuidados com a nossa gente, através de uma gestão séria e consciente com os recursos públicos.

Roberto ainda destacou o que deseja para o futuro da cidade, disse que como representante escolhido para Administrar a cidade, nesta oportunidade em que celebramos os 134 anos de bocaiuva, manifesta seu orgulho em poder contribuir para o desenvolvimento do município e deseja a todos muita paz,  saúde, fé e prosperidade com a certeza de que, trabalhando pra quem precisa, não medirá  esforços para escrever uma nova história pra Bocaiuva.

“Realizando importantes ações para o bem estar do nosso povo, proporcionando a cada um o orgulho de ser  bocaiuvense, realizando obras que possam proporcionar mais dignidade, qualidade de vida, vislumbrando um futuro melhor para todos”.

                               

Jornalista formado pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas- FUNORTE em 2021. Natural de Luislândia, Norte de Minas; tem passagens por redações de jornais, e TV.