Norte-mineiros figuram no pódio do Estadual de fisiculturismo e defenderão o estado no Brasileiro

O sonho da maioria dos atletas é chegar ao topo pódio e desfrutar a chance de se tornar campeão de um torneio. No Campeonato Mineiro de Fisiculturismo 2022 IFBBMINAS, atletas norte-mineiros fizeram bonito e terminaram entre os melhores classificados.

Sávio Castro, de 24 anos, é um dos destaques e competiu o estadual na categoria Men’s Physique até 1,82cm, conquistou o primeiro lugar, garantindo vaga ao Campeonato Brasileiro. Natural de Luislândia, município próximo a Montes Claros, a trajetória no esporte começou através da musculação. A partir de então, foi ganhando força no fisiculturismo. Em seguida, deu os primeiros passos após assistir a uma primeira competição de um amigo ainda em 2018. Logo, ele se preparou e fez estreia no ano seguinte.

De cara, esteve entre os rankeados na 1ª Copa Passos IFBB Minas 2019 da modalidade, subindo ao pódio e figurando no Top 3 da categoria que disputou. Sávio conta que a competição do último fim de semana foi uma das mais difíceis, mas, sem render-se, seguiu com a vontade de disputar. Foram quatros semanas para representar o Norte de Minas. “Passei por muitos pesares e problemas pessoais nas últimas semanas que antecederam o campeonato. Tive que ter a mente blindada e foco dobrado para não desistir”, disse.

Ele já revela as pretensões para o novo desafio. “Após ser campeão de Minas na minha categoria, a expectativa só aumentou. Representar meu estado no país é gratificante demais, e a meta é voltar novamente com mais um troféu para casa. É voltar a rotina de treino e dieta após as comemorações do título para entrar com o físico ainda melhor no próximo campeonato”, ressaltou Castro.

Até o momento, Sávio tem no currículo as seguintes premiações:

  • 2019 (Top na estreia – Copa Passos)
  • 2020 (Top 3 Jr – Copa Body Classic – Aberto Nacional) e (Top 4 Jr Copa Capixaba – Aberto Nacional)
  • 2021 (Top 4 Body Classic sênior) e (Top3 Sênior Mr. Minas – Aberto Nacional)

No fisiculturismo, o atleta revela que o maior sonho era se tornar campeão do estado e conseguiu realizar. Agora, a meta é se tornar campeão nacional e se profissionalizar, com trabalho duro, sem pressa, manter a constância e esperar o momento certo.

PÓDIO PARA O NORTE DE MINAS

Ronan será um dos representantes

David Pontual compete nas categorias clássico e Classic Physique. É Top 5 do Campeonato estreantes  e Top 4 do Campeonato mineiro. “O tempo de Deus é perfeito, basta crer e confiar”, disse o atleta.

Ronan Franklin tem 31 anos é profissional de Educação Física há 10 anos e  está concluindo o curso de Nutrição para colocar em prática os conceitos acadêmicos em prol do esporte. Pratica musculação há 17 anos e é atleta desde 2016, competindo na categoria Bodybuilder Sênior até 90 kg.

“Fiquei um tempo longe dos palcos e depois de um período difícil de pandemia, em que nós profissionais de educação física não pudemos trabalhar e nem treinar por conta do fechamento das academias, alcançar um vice-campeonato estadual é fato extremamente honroso” destacou.

Participar da disputa do Brasileiro é motivo de alegria para Ronan. “Representar a minha cidade no circuito estadual é muito gratificante e com essa colocação estou classificado para o campeonato nacional.  A temporada para os atletas de Montes Claros só está começando, e o ano de 2022 será de muitas vitórias.

Maikon Kennedy, de 31, concorreu na categoria Men’s Phisyque até 1,70, contra outros oito atletas levou a melhor. Foi campeão logo na  estreia, em 2019, do campeonato Estreantes, campeão do Mr. Minas em 2021.

Apesar de realizado em Minas Gerais é aberto aos competidores nacionais. Por fim, faturou o mineiro.

“Vou em busca do título Brasileiro confiante, orgulhoso e honrado em poder representar o estado. Na minha carreira, tenho os títulos dos três campeonatos que são realizados todos os anos em Minas. Cada campeonato levo com muito carinho, pois em cada um tenho uma história de superação e resiliência. Meu maior sonho hoje neste esporte é conquistar o Pro Card, e para isso preciso ganhar o Overall”, disse.

Ramon Oliveira chegou ao pódio

Ramon Oliveira, de 29 anos,  da categoria, Men’s Physique,  acima de 1,82, é Campeão mineiro 2021, foi vice em 2019 e 2022 do Mineiro. É também  vice-campeão Brasileiro 2019, 2021 Top 4 do Arnold Classic África e Top 10 Campeonato Mundial.

Caio no Top 2

Caio Souza é educador físico é também da categoria Mens Physique até 1,82 Sempre achei bacana o esporte vários amigos competindo e tendo ótimos resultados e sempre me incentivaram a subir nos palcos vim amadurecendo a ideia aos pouco.

“No ano de 2022,  mais especificamente em março, resolvi me preparar para o meu primeiro campeonato, onde foi muito gratificante.Fui vice-campeão no Estreantes e vice-campeão no Campeonato Estadual.  Consagrei minha vaga para o campeonato Brasileiro. Pretendo da continuidade e dividir minha experiência com meus alunos e incentivar a subir nos palcos” contou.

A disputa no nacional está logo ali e acontece de 28 a 31 de julho, em Vitória-ES.

Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.