28 de junho: Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Hoje, dia 28 de junho, é comemorado o Dia do Orgulho LGBTQIA+. A data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos.

Em Montes Claros a promoção pela conscientização e combate à homofobia é constante, existe um grupo chamado MGG – Movimento LGBT dos Gerais, que realiza um trabalho de acolhimento e defesa dos direitos da população LGBT .  Em conversa com o presidente da entidade, José Cândido, popularmente conhecido como Candinho, ele diz que, a luta pelos pelos direitos de seus associados e simpatizantes, além da busca pela promoção e mudanças estruturais na sociedade é diária.

“Em tempos de grandes avanços e conquistas, infelizmente a sociedade ainda se vê imersa em questões como o preconceito contra a orientação sexual dos cidadãos, desta forma vale ressaltar a importância de debater este tema na sociedade e o papel do MGG é exatamente acolher, educar, mobilizar e defender os direitos da população LGBT”, explica o presidente.

A data é relembrada por meio de eventos pelo mundo que expressam o orgulho em assumir a orientação sexual e a identidade de gênero. Já é considerado crime “praticar, induzir, ou incitar a discriminação ou preconceito” em razão da orientação sexual da qualquer pessoa.
As condutas LGBTIfóbicas, previstas no artigo 2º da Lei 7.716/1989, foram reconhecidas como criminosas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em junho de 2019. A pena prevista é de 1 a 3 anos, mais multa, e pode subir de 2 a 5 anos se houver divulgação do ato homofóbico em meios de comunicação, como publicação em rede social.
Foto: Candidinho do MGG das Gerais conversa com a jornalista, Leila Santos, no episódio 07 do Webterra Podcast

 

Candinho foi convidado para participar do  WEBTERRA PODCAST contando de forma mais detalhada sobre o trabalho que desenvolve na cidade e região. Ficou curioso?

Então confira o bate-papo na íntegra: WTPODCAST-CANDINHO