O Corpo de Bombeiros de Montes Claros foi acionado na tarde dessa sexta-feira (24), para comparecer até as margens da Rodovia LMG-653, para atender um chamado de incêndio em Área Rural não protegida.
Segundo a guarnição, no local, tratava-se de incêndio em vegetação em uma área de pasto localizado em uma fazenda, o que oferecia risco também a alguns animais que pastavam naquele local.
Ao chegar no local, os bombeiros adentraram na mata, utilizando-se de uma estrada como aceiro e realizando o combate às chamas com o intuito de evitar que o incêndio se propagasse a um local de mata fechada. .Deste modo, foram utilizados abafadores, bombas costais e uma linha direta com as próprias mangueiras do caminhão para combater as chamas.
Além disso, funcionários da fazenda apoiaram a guarnição com um trator para ampliar o aceiro ali existente (estrada de terra). Deste modo, foi possível controlar o fogo em uma área de pasto delimitada, onde foi feito além do combate direto, uma técnica de fogo contra fogo. Técnica esta que consiste em delimitar uma área de queima para preservar outras que ainda não foram queimadas.
Uma vez que após a estrada havia uma área de mata fechada e também uma área de pasto mais abrangente onde estavam alguns animais da fazenda (Bovinos e equinos). Foram gastos aproximadamente 4.000 (quatro mil litros de água) para realizar o combate e teve a queima de aproximadamente 2 hectares da vegetação (pasto).
O corpo de Bombeiros orienta à população para não atearem fogo em lote vago devido aos riscos de acidentes.