A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu na última segunda-feira (20), equipe de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A equipe está na cidade para dar continuidade à pesquisa de avaliação para a implantação da Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) em Montes Claros, projeto este que teve início no ano de 2020.
A pesquisa foi demanda pela Diretoria de Promoção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Para o desenvolvimento desta, acontecem reuniões mensais por videoconferência com o Comitê Gestor da Pesquisa Local (CGP-L). Este comitê é formado por representantes da Atenção Primária de Montes Claros, Conselho Municipal de Saúde, Universidades e parceiros.
Nesta etapa, as ações envolvem profissionais das equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) Jade, USF Marfim, USF Santos Reis, USF Nova Esperança, USF Planalto Rural, Consultório na Rua e Academias de Saúde do João Botelho e do Santos Reis.
As atividades têm a participação diversos servidores, como gerentes, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, educadores físicos e fisioterapeutas. No decorrer da semana serão feitas entrevistas com profissionais de Gestão, profissionais da Atenção Primária, usuários e parceiros.