Resultado de uma parceria da FIEMG com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e a Polícia Militar (PMMG), o programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI) 2022 volta a ser realizado em todo o Estado e chega à sua sexta edição. O objetivo é informar, instruir e sensibilizar empreendedores a respeito das melhores práticas ambientais, incentivando-os a obter a regularização de seus empreendimentos evitando multas.
O programa contempla as etapas de orientação, fiscalização e monitoramento. A primeira envolve a realização de workshops em BH e nas noves regionais da Federação, com a participação de representantes da Semad e PMMG. Esses encontros vão orientar industriais a respeito do desenvolvimento de atividades de maneira ambientalmente correta, conforme o analista ambiental da Gerência de Meio Ambiente, Adriel Andrade Palhares.
“A empresa que aderir ao FAPI terá acesso ao acompanhamento técnico e jurídico pela Gerência de Meio Ambiente da FIEMG, além da orientação sobre documentos e dados necessários para o recebimento da fiscalização dos órgãos estaduais”, disse o analista.
A analista ambiental da FIEMG Regional Norte, Laila Tupinambá Mota, explica a importância da participação no programa. “Caso o participante receba algum auto de infração, no ato da fiscalização, o valor da multa pode ser reduzido em até 50%”. O atenuante está previsto no artigo 85 do Decreto Estadual n° 47.383/2018, observou Mota. “As últimas edições do programa demonstram também que os índices de infrações gerados foram baixos dado ao caráter orientativo do Fapi. A média de autuações foi de aproximadamente 3,51%”, acrescentou.
Os segmentos selecionados pela SEMAD e Polícia Militar para a fiscalização nos próximos meses são: fabricação de produtos de laticínio, fabricação de produtos de perfumaria e cosméticos, fabricação de couro e siderurgia.
Em Montes Claros, o evento está programado para o dia 28 de junho, na sede da FIEMG Regional Norte. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste endereço: https://www.sympla.com.br/evento/workshop-fapi-2022-norte-de-minas-montes-claros/1574830.
Informações: 38 3221-0200.
Depois de dois anos, o Grupo de RH Norte volta a se reunir presencialmente
Criado para promover a troca de experiências e desenvolver networking em busca de soluções para problemas vivenciados pelos profissionais de RH nas empresas, o Grupo dos Profissionais de RH Norte voltou a se reunir presencialmente, pós-pandemia. A reunião aconteceu no dia 09 de junho, na sede da FIEMG Regional Norte.
Doze representantes de empresas participaram, sendo: Alpargatas, 3 Caffi, Novonordik, Cervantes, Centernorte, Coteminas, Polígono, Solaris, Hospital Aroldo Tourinho e Unifipmoc.
A coordenadora do Grupo Suely Mendes (Coteminas) relatou a necessidade da eleição da nova coordenação do Grupo e a votação será realizada na próxima reunião, marcada para o dia 10 de agosto na Novo Nordisk. Também foi sugerida a necessidade de alterar o Estatuto adequando-o às mudanças atuais de mercado.
A assistente técnico da FIEMG Regional Norte, Cléia Márcia Gomes Rosa, que foi a anfitriã da reunião, explicou que, “por acreditarmos na importância desse grupo para as empresas e sempre apoiar ações que têm o objetivo de fortalecer a Indústria, é que a FIEMG participa ativamente desses encontros”.
Participaram da reunião as psicólogas Aline Rabelo e Beatriz Santarossa, da Consultoria Novos Rumos, que promoveram um bate-papo com o tema “Sentimentos que conectam”. O objetivo foi mostrar a importância de tratar da saúde mental e os cuidados com o bem-estar e o emocional dos empregados que foram afetados nas relações de trabalho com a pandemia. Elas explicaram que, “os profissionais de RH tiveram e têm que lidar da melhor forma com esses fatores dentro das empresas, para que o emocional dos trabalhadores seja equilibrado e que não impacte tanto a rotina de trabalho como a familiar”.
Além da reunião na Novo Nordisk, dia 10 de agosto, também foram marcadas as reuniões de outubro, na Alpargatas e em dezembro, na Coteminas.
Adauto Marques é designado, mais uma vez, vice-presidente da Regional Norte FIEMG
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, que tomou posse para mais um mandato de quatro anos à frente da instituição, em 26 de maio, em Belo Horizonte, reconduziu o vice-presidente da FIEMG Regional Norte, Adauto Marques Batista, ao cargo. A portaria de designação foi assinada por Flávio Roscoe no dia 27 de maio e mantém o dirigente no cargo para o qual foi reeleito pelos presidentes dos Sindicatos Patronais da Indústria do Norte de Minas.
Adauto Marques ficará à frente da Regional Norte FIEMG por mais quatro anos, tempo de duração do mandato de Roscoe na presidência da instituição que é mais alta representante da indústria mineira. Segundo Marques, “representar a FIEMG no Norte de Minas é uma honraria pela qual me sinto orgulhoso. Mais ainda por fazer parte de uma diretoria que tem na presidência um homem cujo trabalho conquistou, ao longo dos últimos quatro anos, grandes realizações que beneficiaram diretamente o setor produtivo e a sociedade mineira e fortaleceram o nome da FIEMG no contexto nacional. Sei que serão mais quatro anos de trabalho profícuo em benefício da indústria mineira e dos empresários”.