Conheça a história do Parque Sagarana, que ganhou novos móveis rústicos

Foto: Redes sociais / Divulgação.
Foto: Pedro Neto / Divulgação.

O Parque Sagarana, que fica no bairro Ibituruna, em Montes Claros, ganhou mais quatro mesas e oito bancos rústicos, para oferecer maior comodidade e conforto aos frequentadores. Os móveis já foram instalados pelos servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Montes Claros.

O Parque, que leva o nome de um livro do escritor Guimarães Rosa, está se consolidando como cartão-postal do Município.

“O Sagarana atrai famílias para caminhadas, momentos de lazer e entretenimento. Possui 35 mil metros quadrados, localização estratégica, e é dotado de uma ecopista com 1.300 metros de extensão, sendo ornamentado por obras dos artistas plásticos Gu Ferreira, Roberto Marques, Felicidade Tupinambá, entre outros. O Parque é um verdadeiro bosque no perímetro urbano de Montes Claros, fornecendo ar puro e ambiente saudável para crianças, jovens, adultos e idosos”, informa a prefeitura.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, Soter Magno, lembra que os móveis deram novo visual ao interior do parque. “Estamos investindo no Sagarana, tornando-o mais belo e atrativo, com criatividade e entusiasmo”, disse o secretário.

Foto: Pedro Neto / Divulgação.

Família Ribeiro

O Sagarana foi inaugurado pelo prefeito Humberto Souto e pelo então secretário de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro, no dia 9 de julho de 2018.

O saudoso secretário foi um dos maiores responsáveis pela criação do Parque. Sua mãe, Jacy Ribeiro, doou diversas obras de arte para o logradouro e, no ano passado, Paulinho foi homenageado (in memoriam) com o Prêmio Ambiental Ivo das Chagas, ganhando uma formiga gigante e uma placa instaladas nas proximidades da entrada lateral do espaço. Na oportunidade, Paulinho foi representado pela mãe e pelos irmãos.

Foto: Redes sociais / Divulgação.