A construção da nova unidade do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Montes Claros foi reforçada pela Prefeitura junto ao governador Romeu Zema, na manhã dessa quarta-feira (8).
O chefe do executivo mineiro esteve na cidade inaugurando o sistema de captação de água do Rio São Francisco, e também assinou a ordem de serviço para o início das obras de construção do Anel Rodoviário Norte. O pedido foi entregue pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Soter Magno, ao governador que, de próprio punho, protocolou o documento e garantiu se empenhar para construir a obra o mais breve possível.
O novo Cetas deverá ser construído em parceria entre a Prefeitura, Instituto Estadual de Florestas (IEF) , Ministério Público (MP) e empresa Sada Bioenergia e Agricultura Ltda., nas antigas instalações do extinto Zoológico, área anexa ao Parque Municipal Milton Prates.
Atualmente, funciona na sede do Ibama, com demanda de dois mil animais por ano. O espaço é considerado insuficiente, inadequado e compromete a proteção dos animais. Existem somente três unidades do Cetas no Estado. As outras duas são em Juiz de Fora e Belo Horizonte.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Soter Magno, se mostrou confiante. Lembra que o governador é compromissado com Montes Claros e com o Norte de Minas e que a nova unidade do Cetas irá atender aos anseios dos ambientalistas e protetores dos animais silvestres.
“Será mais uma grande conquista da comunidade montes-clarense e norte-mineira”, garantiu.
O Webterra entrou em contato com a prefeitura para saber se já tem uma data definida para início das obras, mas, até o momento, não teve retorno. (Matéria sujeita a atualização)