Junho é considerado o mês do Meio Ambiente e a Prefeitura de Montes Claros promoverá diversas ações na cidade para comemorar a efeméride.
Nesta quarta (1°), uma blitz educativa vai alertar sobre a importância da prevenção aos incêndios florestais para marcar o início da programação. Neste ano, o tema em Montes Claros será “Unidades de Conservação: Preservação como elemento essencial de bem-estar, lazer e qualidade de vida”.
A abordagem está em consonância com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que, em 2022, aborda o tema “Uma Só Terra”, com foco na “vida sustentável em harmonia com a natureza”.
A blitz, que contará com o apoio da Guarda Municipal, MCTrans, Polícia Militar do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e IEF, ocorrerá nas saídas para Januária e Pirapora, a partir das 17 horas, e pretende chamar a atenção dos motoristas para os cuidados necessários para se evitar os focos de incêndio.
Desde o início do mês de maio, a SEMMA, junto com o IEF, o Corpo de Bombeiros e outros parceiros, tem realizado uma série de ações de conscientização relacionadas à prevenção e ao combate a incêndios florestais nas comunidades do entorno do Parque Estadual da Lapa Grande “Paulo Ribeiro”.
A programação prossegue com atividades em comemoração ao Dia Nacional da Educação Ambiental (3), ao Dia Nacional do Catador de Recicláveis (7), e ao Dia Mundial do Combate à Desertificação (17).
Nas datas mencionadas, serão realizadas ações de divulgação do projeto “Recicla aos Montes”, das práticas corretas de separação dos resíduos sólidos e dos projetos de recuperação hídrica executados no Município.
Dando continuidade às atividades, uma série de ações de educação ambiental serão realizadas nos parques municipais da cidade. No dia 5, a ação será no Parque Municipal Milton Prates; no dia 12, no Parque Sagarana; no dia 19, no Parque Cândido Canela; e, no dia 26, no Parque das Mangueiras, sempre das 8 às 12 horas.
Os eventos contarão com o apoio das secretarias municipais de Serviços Urbanos, de Cultura, de Educação e de Saúde, além de diversos parceiros.
Encerrando a programação, serão realizadas ainda outras duas ações de Educação Ambiental. No dia 29, as atividades serão na comunidade de Pau D’Óleo, onde atualmente está sendo desenvolvido o Projeto Interinstitucional de Intervenção Hidroambiental do Alto Riachão; e, no dia 30 de junho, no Parque Municipal Marcelo Condé, que completa, nesta data, 14 anos de criação.