A Fundesa (fundo de defesa sanitária de Minas Gerais ) promove nesta quinta-feira, 02 de junho de 2022 o Seminário de Defesa Agropecuária Integrada. O evento acontece no Auditório do Parque de Exposições João Alencar Athayde em Montes Claros.
O evento é realizado pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS, em conjunto com o Instituto Mineiro de Agropecuária- IMA.
De acordo com Rômulo Melo que é Coordenador Regional do IMA, o objetivo deste evento é atualizar os novos programas sanitários, as novas questões relacionados a defesa sanitária, animal e vegetal. As palestras estão voltadas para os acadêmicos das áreas de ciências agrícolas, agronomia, zootecnia e veterinária, além de produtos rurais, proprietários e funcionários de revendas de vacinas e produtos veterinários, técnicos do Senar e fiscais agropecuários.
Ele disse ainda que esta é a terceira edição do seminário, e ao todo serão seis ; um deles já aconteceu em Belo Horizonte, outro em Uberaba, agora será a vez de Montes Claros, em seguida Teófilo Otoni e as demais ainda não foram definidas.
Para o primeiro dia do evento o IMA deseja divulgar e discutir dentre todos os temas, um trabalho que o instituto está fazendo; se trata da regularização da cachaça em Montes Claros.
“A venda do produto de forma clandestina aqui na cidade, e muitos dos trabalhos que já fizemos mostra que várias cachaças estavam contaminadas e fraldadas. Por isso fazemos o convite para que os produtores e todo público interessado”, disse Rômulo.
A Produtora Rural e médica veterinária Silene Barreto parabeniza os organizadores pela realização, e diz que acha extremamente importante.
“O produtor rural necessita de informações sobre a legislação estadual, sobre o impacto que as doenças podem causar no rebanho. Impactos econômicos e também sobre a importância sanitária do seu rebanho. Temos muitas doenças que são zoonose, passam dos animais para o homem e do homem para os animais”, disse a produtora
Ela acrescenta ainda que acredita ser importante também a aproximação dos produtores com a fiscalização, mostrando que o intuito não é punitivo e sim de fiscalizar a qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos.
Programação:
02/06 8H às 17h
03/06 13h às 18h
Parque de exposições João Alencar athayde- Praça Lindolfo Laughton, 1373- Alto São João, Montes Claros-MG