A partir de hoje, quarta-feira (1), os motoristas de Minas Gerais vão precisar apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) de 2021 ao serem abordados no trânsito. Até então, em função pandemia e das fortes chuvas no Estado, o documento exigido era o de 2019.
O diretor do Detran-MG, Eurico da Cunha Neto, explicou que, apesar do benefício, o condutor precisa estar em dia com a documentação.
“O Estado de Minas Gerais concedeu um benefício aos motoristas mineiros pela situação difícil que enfrentamos. Agora, a ideia é regularizar a situação até o fim do ano”, diz.
O documento de 2022, que já está disponível para pagamento, vai ser obrigatório a partir do quarto trimestre deste ano, conforme adiantou o chefe da Divisão de Registro de Veículos, Matheus Cobucci.
“A partir do vencimento dos prazos, o motorista flagrado em situação irregular pode ser penalizado em multa gravíssima, com 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de pagamento de taxa de R$ 293,00 e poder ter o veículo apreendido”, detalha.
Nova CNH
Outra novidade apresentada é a nova CNH. Seguindo padrões internacionais, a nova carteira, impressa em papel-moeda, promete ser mais segura e eficaz.
A chefe da Divisão de Habilitação do Detran-MG, Maria Alice Faria, adiantou quais serão as novidades.
“São mais de 20 itens de segurança. Alguns só poderão ser vistos com uma caneta de luz ultravioleta. Além disso, será possível fazer a inclusão do nome social do condutor, fazer a troca, inclusão ou exclusão de filiação”, conta.
Atualização pouco a pouco
O motorista não precisa ter pressa para atualizar a documentação. A impressão das novas CNHs vai acontecer paulatinamente, com a habilitação de novos condutores e a renovação do antigos documentos.
[Com informações de O TEMPO]