Os acidentes de transporte terrestre no Brasil matam aproximadamente 43 mil pessoas por ano segundo os dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), do Ministério da Saúde (MS), representando uma das principais causas de morte no país. Em Montes Claros, um levantamento do Setor de Estatística do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), apontou que, no primeiro quadrimestre de 2022 houve um aumento desse índice na cidade e no Norte de Minas.
Segundo o Samu, em Montes Claros foram 744 ocorrências atendidas pelas equipes do serviço de urgência, em 2021. Até este momento em 2022, foram registrados 855, o que corresponde a um aumento de quase 15%. Já no Norte de Minas, foram identificados 2.108 atendimentos contra 1.862, no mesmo período de 2021, um aumento superior a 13%. Minas Gerais é considerado o estado com o maior número de acidentes no país, segundo dados de anuário realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em 2021 foram 8.308 acidentes, que deixaram 9.962 pessoas feridas, sendo 2.394 em estado grave, e 692 mortos.
Ação de consciência no trânsito
Nesta quinta-feira, 26, às 9 horas, será realizada uma simulação de acidente de trânsito, em frente ao Shopping Popular Mário Ribeiro. A iniciativa faz parte da Campanha Maio Amarelo e pretende chamar a atenção da sociedade sobre o grande número de pessoas que perdem a vida, ou que ficam com sequelas permanentes, em razão de acidentes de trânsito em Montes Claros e região.
União das entidades
Participarão da atividade servidores da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans), Guarda Municipal, SAMU Macro Norte, Corpo de Bombeiros e Exército. O evento consistirá na simulação do atendimento de três pessoas que teriam ficado feridas após um acidente de trânsito. Serão utilizados equipamentos de desencarceramento e será realizada a encenação da imobilização da vítima e a estabilização do paciente com administração de medicamentos, entre outros procedimentos.