Corrupção e incompetência

Foto: A corrupção e a incompetência provocam um abismo entre os serviços públicos e a sociedade
Foto: A corrupção e a incompetência provocam um abismo entre os serviços públicos e a sociedade

Dois males que na administração pública oferecem resultados idênticos.

O primeiro, por se tratar de formação de caráter do homem, do ponto de vista ético e moral, é tido na contemporaneidade como mais danoso à sociedade. O segundo é mais uma questão de falta de habilidade e vocação, uma limitação pessoal que, geralmente origina-se do não conhecimento ou, também, por falta de humildade, neste caso impede o indivíduo a aceitar ajuda.

Os dois são muito frequentes Brasil a dentro, às vezes um se manifesta sozinho, em sua individualidade, às vezes um tem lampejos do segundo e, às vezes os dois agem conjuntamente. Há quem diga, que, geralmente o primeiro vem carreado pela maldade pontual ou por desprezo à uma grupo social.

Os dois provocam os mesmos resultados, têm muito em comum. Os dois são nocivos à administração pública e, sobretudo à sociedade.

Para ilustrar, o quadro exposto, por exemplo, o dinheiro do Programa de Saúde da Família (PSF) para os municípios brasileiros é proporcional à população da cidade, mais especificamente a área de cada equipe do PSF, portanto não importa o tamanho do município. Contudo, existe administração municipal que faz melhor engenharia financeira que outra. Porquê?

A resposta esta no título da nossa produção: corrupção e/ou incompetência

Pois, se a população de um município sofre por falta de medicamentos, consultas, exames e cirurgias e em outros municípios a coisa funciona bem e atende satisfatoriamente as pessoas, algo não está rodando bem.

A conclusão é simples: o município em que o prefeito não é corrupto e é competente a coisa anda, a população tem o serviço que precisa e merece e no município em que a coisa não funciona bem é por incompetência ou por corrupção do gestor municipal, não tem outra situação.

As estradas do município que não recebem o devido cuidado e as que são devidamente zeladas, a resposta é a mesma.

Da mesma forma com as praças, com a falta de pavimentação de ruas.

As desculpas do incompetente são as mesmas em todos os lugares: é porque não tinha papel, não tinha isso, não tinha aquilo, faltou aquilo outro…

Nada disso, conta a história real, peça ajuda para destravar a coisa pública.

A corrupção anda sozinha ou acompanhada pela incompetência?

Se se apurar a vista com zelo, verifica-se que a corrupção e a incompetência andam juntas. Mas podem andar separas também.

A notícia boa é que, a população está dando bomba nas duas vertentes, em todas as esferas de governo – União, estados e municípios.