Dia Mundial da Doação de Leite chama a atenção da sociedade para a importância do aleitamento

Imagem: Ilustrativa / Internet

 

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira (19), é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno, um ato que salva vidas. A data realça a importância de promover a saúde da mulher e da criança e chama a atenção da sociedade para a necessidade da doação de leite para os Bancos de Leite Humano (BLH).

O BLH é um serviço especializado em oferecer ações de apoio, proteção e promoção do aleitamento materno, dedicando-se à assistência das mães e dos bebês durante o processo de amamentação. Além disso, executa atividades de coleta, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite materno doado voluntariamente por mães.

 Por isso, o leite humano do banco de leite é a melhor opção para alimentação de crianças internadas que, por algum motivo, não podem ser amamentadas diretamente no seio materno. A doação de leite materno pode ser feita por mães saudáveis que estejam amamentando seus filhos. Um frasco de leite materno pode ajudar a alimentar até dez bebês.

Inaria Alves Moreira Barbosa é técnica em enfermagem, do Banco de Leite Humano do Hospital Aroldo Tourinho, há 20 anos. Ela conta que, atualmente o BLH está com o estoque abaixo do ideal para suprir a necessidade da unidade.

“Hoje temos 15 doadoras em Montes Claros. Nosso estoque segue baixo e este déficit é exatamente devido a quantidade de doadoras. Para mudar esta realidade, estamos sempre fazendo campanhas, realizando visitas em PSF’s, faculdades e mantendo sempre a divulgação ativa na mídia. Este ato é necessário, importante e salva muitas vidas”, explica a técnica.

Quem pode ser doadora de leite humano?

De acordo com a legislação RDC Nº 171, além de apresentar excesso de leite, a doadora deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação, não fumar, não fazer uso de bebidas alcoólicas, não usar entorpecentes e se dispor a ordenhar e a doar o excedente a um banco de leite humano.

Se você quer doar seu leite, entre em contato com o banco de leite humano em Montes Claros -MG.

Banco de Leite Humano do Hospital Aroldo Tourinho

Localização: Avenida João XXIII, 1.207, Edgar Pereira – MONTES CLAROS MG

Telefone: 38-2101-4034
Horario Funcionamento:  SEGUNDA – TERÇA – QUARTA – QUINTA – SEXTA –
Manhã: de 07:00:00 às 11:55:00
Tarde: de 13:00:00 às 17:00:00