O Programa Forças no Esporte (Profesp), que é desenvolvido em Montes Claros por meio de uma parceria entre a Prefeitura e os Ministérios da Defesa, dos Esportes e do Desenvolvimento Social, ganhou mais um projeto. Trata-se do Projeto João do Pulo (PJP), que atende crianças e adolescentes com deficiência e em situação de vulnerabilidade social, regularmente matriculados na rede de ensino.
O projeto, que foi adicionado ao Profesp em Montes Claros em 2020, mas teve de ser pausado devido à pandemia, oferece atividades paradesportivas, com aparelhos e equipamentos adaptados para as pessoas com deficiência praticarem esportes e atividades sócio-inclusivas, com crianças sem necessidades especiais e com deficiência praticando esportes juntas.
“Em Montes Claros, o projeto conta com a participação de crianças autistas, acompanhadas pela Associação Norte Mineira de Apoio ao Autista (ANDA). Para participar, o aluno precisa estar matriculado no ensino regular e estar inscrito na ANDA”, afirma a coordenadora pedagógica e referência do Município no Profesp, Ediana Santos Costa.
O Profesp, que conta com a participação de cerca de 200 alunos do Sistema Municipal de Ensino, com idades entre 11 e 17 anos, tem como objetivos promover a valorização pessoal e fortalecer a integração social e a cidadania, reduzindo os riscos sociais por meio do acesso à prática de atividades esportivas, reforço escolar e atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar.